Utilização da Tecnologia Lidar em Drones: o que e como funciona?


Novidades no universo dos veículos aéreos não tripulados (VANTs – ou drones) são cada vez mais frequentes e os avanços na tecnologia para seu desenvolvimento, bem como os equipamentos e sensores que eles podem carregar permitem a geração de produtos cada vez mais precisos e detalhados.


Como exemplo desses sensores podemos citar a utilização do sistema LIDAR em VANTs/drones, que será abordada neste texto.


LEIA TAMBÉM:


O que é LIDAR e como é usado em drones?


Por definição, o sistema LIDAR (Light Detection and Ranging) é um método de sensoriamento remoto que utiliza laser pulsado para medir distâncias. A tecnologia utilizada permite a obtenção de informações tridimensionais acerca da superfície terrestre com alta precisão.


Seu princípio de funcionamento consiste na emissão de pulsos laser com elevada frequência de repetição. A partir do registro do reflexo destes pulsos, o sistema LIDAR cria dados de posição (x, y) e de elevação (z) com altíssima precisão, gerando uma nuvem de pontos.


Combinando essas nuvens de pontos com ortofotos e, utilizando técnicas apropriadas, torna-se possível criar modelos digitais da superfície estudada de maneira precisa e detalhada.


O sistema LIDAR pode ser utilizado para gerar mapas de alta resolução para uma série de áreas como mineração, topografia, florestal, agrícola, indústria, construção, meio ambiente e outros. Em suma, seu uso é relevante para o levantamento e mapeamento rápido e preciso de diferentes tipos de infraestrutura e recursos naturais.


Dados obtidos com o sistema LIDAR mostram a visão aérea vertical (1) e do perfil (2) da Bixby Bridge (3), em Big Sur, na Califórnia (EUA). Os dados foram divulgados pelo Serviço Nacional de Oceânia (National Ocean Service) dos Estados Unidos.


Em sua forma original os sensores LIDAR são bastante grandes e pesados e, por isso, seu uso em plataformas aéreas era limitado a aviões ou helicópteros, culminando em altos custos para sua utilização.


Contudo, seu alto índice de aprovação e a eficiência de seu sistema fizeram com que seus desenvolvedores os aprimorassem, chegando a versões compactas e bem mais leves, permitindo que sejam acoplados aos VANTs/drones de maneira segura, barateando custos e facilitando sua utilização.


Vantagens do uso de LIDAR em drones


Quando transportado em drones, o sistema LIDAR pode ser utilizado para realizar a determinação e/ou o monitoramento de áreas para qualquer setor em que seja necessário a representação precisa do cenário de interesse.


Ele é vantajoso em relação aos tradicionais sistemas de registro e medição porque consegue obter uma grande quantidade de dados bastante precisos em um curto espaço de tempo.


Além disso, não há limitações para a medição em áreas de difícil acesso ou de grandes dimensões, pois a rapidez na captura das informações e a possibilidade de alcançar locais restritos eliminam possíveis limitações.


A utilização de VANTs/drones para aerotransportar o sistema LIDAR é bastante positiva e vantajosa. Os avanços tecnológicos em ambas as tecnologias foram e continuam sendo de extrema importância para que haja cada vez mais progresso em suas construções e utilizações, ampliando suas perspectivas de uso.


Entendeu tudo sobre a ulizarção de LIDAR em drones? Continue com a gente aqui no blog da Pix Force!