Uso de Drones em Projetos de Construção



Veículos aéreos não tripulados (VANTs) vêm se tornando um recurso valioso para a engenharia civil. Utilizados para mapear terrenos de forma objetiva, os drones substituem ferramentas de topografia caras e máquinas pesadas, além de garantirem maior precisão e rapidez na fase de aquisição e processamento dos dados obtidos.


Esses pequenos equipamentos são facilmente pilotados por controle remoto e podem transmitir e armazenar em tempo real os dados coletados. De modo geral, tal ferramenta torna o mapeamento mais fácil, desempenhando um papel importante na simplificação da coleta de informações.


Os drones podem operar em áreas de alto risco ou em locais difíceis de serem alcançados por uma equipe humana. Os gerentes de projeto também podem optar por usar nas aeronaves scanners a laser 3D que são levados pelos drones sobre a região designada, transmitindo a realidade do terreno.


Estes dados são então utilizados em um processo denominado mapeamento GIS, que cria um mapa digital através de uma combinação de análise estatística e cartografia. Estes mapas têm uma resolução muito alta e permitem a visualização de informações muito específicas sobre uma área.

Analisando os Dados

Modelos como os de alta resolução em 3D usam tecnologia baseada em navegador, que permitem que os usuários simplesmente compartilhem o conteúdo com o cliente através de um link. Desse modo,  os dados podem ser facilmente visualizados e exportados para qualquer parte do mundo.


Esses equipamentos permitem também que os clientes obtenham uma visão orbital de todo o terreno, onde eles podem  acompanhar a execução da obra e avaliar seu desenvolvimento .


Mostrando aos Clientes o Progresso

Os drones podem ser uma maneira interessante e eficiente de mostrar aos clientes o progresso da construção, renovação ou reforma. Isso, inclusive, permite a edificação de um relacionamento de mais confiança entre o cliente e a construtora. O futuro morador pode verificar o andamento das obras de onde ele estiver.


Inspeção de Campos de Obra

Quando seus trabalhadores estão em um local de trabalho, o principal objetivo que qualquer gerente de projeto poderia desejar é mantê-los produtivos e seguros. É compreensível que os níveis de aplicação de mão de obra estejam em constante mudança. A supervisão por meio de aeronaves não tripuladas pode ajudar a determinar os locais onde essa mão de obra seja mais necessária.


Antever movimentações que possam colocar os trabalhadores em perigo também é uma vantagem dos drones. Os ângulos capturados dão boa dimensão dos riscos que devem ser evitados pela equipe.


Inspecionando Estruturas

A manutenção de edifícios comerciais depende de inspeções periódicas e, quando uma estrutura começa a se deteriorar, o monitoramento por drones apresenta soluções rápidas e eficientes. As formas tradicionais em que os edifícios são inspecionados podem envolver precárias escaladas em telhados e outras partes da estrutura usando andaimes ou arnês. Isso pode ser bastante perigoso e demorado, o que é eliminado e otimizado com o uso de drones.


Ao substituir softwares pesados e eliminar a necessidade de se manter uma equipe de especialistas inspecionando obras no terreno, drones garantem uma visão em primeira mão de quão sólidas são suas estruturas, quão estéticamente agradáveis ​​estão e onde estão suas eventuais falhas.


Entretanto, o elemento de economia de tempo é sem dúvida o mais significativo quando falamos  do uso de drones na indústria da construção civil.  As imagens capturadas durante a inspeção são muito fáceis de serem utilizadas na modelagem, e os custos associados são bem menores se comparados aos gastos com a inspeção manual de um prédio ou terreno.


Melhores registros de segurança

As medidas de segurança em fábricas e canteiros de obra são parte fundamental dessas atividades e o uso de drones para evitar acidentes e lesões tem se tornado fundamental.


Os VANTs podem pairar sobre locais de risco para realizar sua inspeção, evitando que um trabalhador tenha que fazer o trabalho. Além disso, o uso dessa tecnologia pode salvar vidas  a partir do monitoramento das condições do local de trabalho em áreas que são muito difíceis de serem alcançadas.  É possível enviar imagens de volta para equipes de engenharia e manutenção de ponta, e identificar problemas de forma imediata


As empresas que utilizam pré fabricação ou construção modular se beneficiaram enormemente do uso de drones para aumentar a produtividade e minimizar o risco de erros que podem ser muito dispendiosos a longo prazo.


Quando se utiliza imagens de drone para se mostrar seqüências de obras, locais de guindaste e segurança perimetral ,pode-se vê-los em time-lapse para identificar onde os projetos começam a ficar congestionados e até mesmo prever onde os riscos podem aparecer.


O uso da visualização 3D pode ajudar drasticamente aqueles que procuram verificar o alcance de um guindaste com drones de construção.  Pode-se examinar continuamente os dados que ajudarão a prever os riscos no caso de uma carga cair, ou para acessar áreas que o alcance longo e baixo de um guindaste pode colidir.


Mantendo o projeto em andamento, no orçamento

O uso de drones permite que se tenha mais controle detalhado em tempo real sobre o projeto, para que se possa acompanhar o progresso visualmente e conseguir concluir a execução da obra em tempo previsto com gastos previsíveis.

28 visualizações