Tecnologia inteligente no setor de mineração: como isso funciona?

Seu termostato e sua campainha provavelmente são inteligentes, então, porque a mesma tecnologia não está funcionando em suas operações de mineração? “Tecnologia Inteligente” significa equipar máquinas e dispositivos com sensores e meios de comunicação, mas isso é apenas o começo. Os dados precisam ser acionados e a visão computacional também tem um papel a cumprir.


A implantação do conceito de tecnologia inteligente no setor de mineração economiza tempo e dinheiro, aumentando a produtividade e a eficiência. Aqui está o que você deve saber sobre a tecnologia e o que ela pode fazer por este setor em específico.


LEIA TAMBÉM:



Tecnologia Inteligente em Mineração


Otimizar o desempenho de qualquer máquina ou processo envolve fazer medições e, em seguida, agir com base nos dados obtidos. Essas medições podem estar relacionadas às características físicas do equipamento, tais como:


  • Velocidade

  • Temperatura

  • Vibração

  • Consumo de corrente

  • Pressão

  • Fluxo e até mesmo ruído - ou podem ser sobre o ambiente onde se dá a questão operacional.


No entanto, simplesmente encaixar sensores em uma máquina não a torna inteligente. Ele precisa passar esses dados para alguém que possa entendê-los. Esse é o lado da comunicação onde a Visão Computacional atua. Em casa, isso acontece por meio do Wi-Fi ou Bluetooth.


Essas também podem ser opções no setor da mineração, mas redes robustas de cabeamento e comunicação de nível industrial são, normalmente, opções mais robustas e com maior confiabilidade.


Indo além da medição, a tecnologia inteligente está fornecendo novos recursos para análise, planejamento e manutenção. A Inteligência Artificial (I.A.) pode analisar os dados do sensor de forma mais rápida e completa, identificando tendências e desvios das condições normais que poderiam passar despercebidos nos tempos de mineração analógica.


O planejamento do projeto é aprimorado por outra tecnologia inteligente, denominada como Realidade Aumentada (R.A.). Ela tem o potencial de se sobrepor a desenhos e conceitos em cenas do mundo real exibidas em um monitor ou dispositivo móvel.


Uma aplicação potencializada com a utilização da R.A. é identificar problemas de ajuste antes que o hardware seja instalado, o que economiza tempo e evita a necessidade de modificações caras.


Outra aplicação possível é no auxílio do trabalho de manutenção e reparo, destacando componentes individuais e fornecendo informações importantes como configurações de torque, níveis de enchimento e pontos de ajuste.


Não há dúvida de que a tecnologia inteligente pode fazer muito para melhorar as operações de mineração. Mas tudo isso só é possível a partir da coleta e extração de dados.


O que é medir e monitorar com a tecnologia?


Alguns exemplos de tecnologia inteligente em ação na mineração incluem:


  • Monitoramento e detecção precoce de problemas de rastreamento de correia;

  • Medir a corrente consumida por um motor para monitorar a carga;

  • Observando as temperaturas em armários de controle elétrico para detectar o superaquecimento;

  • Registro de vibração em eixos, rolamentos e comparação com dados de linha de base para detectar desgaste.


É necessário sempre começar a análise com os conhecidos “criadores de problemas” - aquelas peças responsáveis pelo tempo de inatividade excessivo ou que restringem a produção e, a partir daí, decide-se o que aferir e se inicia a coleta de dados.


O impacto da mineração da tecnologia de mineração inteligente


A manutenção eficaz é a chave para evitar o tempo de inatividade não planejado. O problema é quando uma mina está cheia de equipamentos eletromecânicos complexos operando em um dos ambientes mais desafiadores que se possa imaginar: como se identifica e prioriza as tarefas de manutenção corretas?


A Inteligência artificial atrelada à Visão Computacional permite o monitoramento remoto das condições do equipamento. Quando este é utilizado com dados históricos, é possível identificar desvios das condições normais que caracterizam um problema em desenvolvimento.


Temperaturas elevadas em um gabinete de controle, vibração aumentada em uma caixa de engrenagens e pressões mais baixas na saída de uma bomba são apenas três exemplos.


Munido desse conhecimento, é possível agendar inspeções e reparos por períodos que minimizem os impactos operacionais. Os intervalos de manutenção podem ser revisados ​​e ajustados, e os estoques de peças sobressalentes podem ser, desse modo, melhor otimizados.


O benefício de uma manutenção de equipamento melhor e mais otimizada é o menor número de avarias e paradas. E, quando as coisas quebram, o planejamento e gerenciamento de estoque aprimorados significam que as peças de reposição estão disponíveis e o tempo médio de reparo é reduzido.


Tecnologia inteligente de mineração e utilização de ativos


Sensores inteligentes podem registrar e relatar horas de funcionamento, ciclos, velocidades e outras informações que indicam como o equipamento está sendo usado. Com a tecnologia certa, eles podem até fornecer a localização de equipamentos móveis e ajudar na proteção contra roubo.


Dados como este mostram quando o equipamento é subutilizado e onde existem gargalos. Estes dados possuem a capacidade de fornecer informações para planejar e estimar projetos futuros e para apoiar propostas de investimento de capital.


Tudo isso leva a um maior retorno sobre o investimento, menos desperdício e melhor eficiência.


Quer saber mais? Preencha o formulário e converse com a gente!