
Anteriormente já falamos sobre como os custos de um helicóptero podem ser elevados para realizar as inspeções de rotina que as linhas de energia necessitam. Além do alto custo, essa é uma operação bastante manual, já que é necessário confiar em métodos de inspeção inseguros. O uso de drones ajudou a melhorar este serviço.
Aproveitando os desenvolvimentos recentes nas áreas de tecnologia de sensor, inteligência artificial, câmera termal e as diversas tecnologias empregadas em drones, a Pix Force criou o Pix Grid para realizar a inspeção de linhas de transmissão, aumentando a eficiência operacional e a segurança dos trabalhadores envolvidos.
Pix Grid: gestão eficiente de linhas de energia com redução de custos a cada operação
Para as concessionárias de serviços públicos, interrupções de energia extremas relacionadas a falta de manutenção se traduzem em custos significativos, como recentemente aconteceu no estado do Amapá, reparos corretivos de componentes e infraestrutura podem resultar em grandes problemas de receita.
Em comparação com o envio de inspetores para pesquisar e localizar falhas na rede, os drones, juntamente com a tecnologia de sensor e análise de dados avançada, podem fazer o mesmo trabalho com muito mais eficiência, liberando tempo para os funcionários de manutenção se concentrarem de fato no reparo, uma vez que ele está mapeando as principais informações necessárias para o trabalho ser realizado. Quanto mais rápido as interrupções de energia forem localizadas e reparadas, menores serão os custos de interrupção. Os drones podem reduzir potencialmente os custos de interrupção em até 60 por cento.
Tenha uma análise poderosa de dados em sua equipe
A análise do processo de inspeção envolve o manuseio e o trabalho com grandes quantidades de dados e gravações em vídeo que são mapeadas através de drones. Hoje, esse é um procedimento manual, exigindo uma revisão lenta e meticulosa das imagens captadas através dos componentes. A análise de imagens capturadas por drones através da inteligência artificial substitui esses processos caros e demorados que de interpretação de dados reduzindo consideravelmente o risco de erro humano.
Na verdade, drones inteligentes como o Pix Grid podem analisar cerca de 100.000 imagens em algumas horas. O aparelho faz uso do machine learning (aprendizado por máquina), um sistema que aprende a reconhecer representações digitais de dados, como fotografias, vídeos e coleta de temperaturas, permitindo uma análise de múltiplos fluxos de dados coletados a partir dos drones. Em vez de funcionários percorrerem grandes quantidades de dados não gerenciáveis, uma solução ponta a ponta para inspeção, reconhece objetos individuais, como isoladores de rede elétrica, vinculando termografia, identificação de falhas à coordenadas geográficas. Se sabe o que e onde deve ser feito o reparo.. O ganho de eficiência é enorme.
Além disso, os dados capturados por drones podem melhorar e acelerar significativamente a gestão de ativos de longo prazo para melhoria da linha de transmissão e planejamento de substituição de peças que precisam ser trocadas.
Aumente a segurança do trabalho da sua equipe
As inspeções da rede elétrica de hoje envolvem o uso de helicópteros voando baixo, um movimento que pode ser perigoso em alguns momentos. Drones, especialmente construídos para o setor de energia, podem ser programados para reconhecer a topologia de uma rede elétrica e operar de forma independente em rotas predefinidas. Com a ajuda da tecnologia de sensor, tecnologia de aprendizado de máquina e um software inteligente, os drones podem identificar qualquer coisa ensinada a eles, desde componentes ausentes e isoladores defeituosos a mastros de madeira apodrecidos, por exemplo.
E eles fazem isso automaticamente. Sem o uso de helicópteros ou trabalhadores exposto a qualquer tipo de risco à vida. Os trabalhadores estão em solo, operando os drones com a maior segurança possível.
Aumente a capacidade de manutenção preditiva
A capacidade de prever eventos futuros é talvez o recurso mais interessante que surge com o uso da tecnologia de drones em operações de infraestrutura. Com acesso aos dados de séries temporais analisados, as concessionárias podem não apenas examinar o que aconteceu, mas agora podem prever o que acontecerá em um futuro próximo.
Por exemplo, muitos operadores de rede elétrica passam muito tempo mantendo a vegetação longe das linhas de energia. Uma chave para controlar isso é obter uma visão geral do ambiente natural e conectar essas informações a outros tipos de dados relevantes, como dados meteorológicos.
Drones equipados com tecnologia de sensores capazes de reconhecer a podridão de árvores podem ser uma solução. Se o drone, por meio de coleta e análise de dados, registrar uma árvore podre situada perigosamente perto de linhas de energia e você souber que há uma tempestade a caminho, pode despachar proativamente uma equipe para neutralizar o perigo presente.
Monitore torres de transmissão com o Pix Grid
Unindo voos de drone à tecnologia de Visão Computacional e machine learning, o Pix Grid é uma solução direcionada para monitoramento e inspeção de torres de transmissão, visando garantir que esse processo seja feito de forma mais rápida, fácil e, principalmente, segura.
Conheça os seus principais diferenciais:
Geração rápida e automática de relatórios
Identificação dos pontos de interesse de forma mais precisa e automática
Redução dos custos e dos riscos no processo de manutenção
Precisando de serviços relacionados a monitoramento de torres de transmissão de energia?
Faça contato com um de nossos vendedores e conheça o Pix Grid.