Tecnologia de drones para inspeções de linhas de transmissão de energia elétrica

Anteriormente já falamos sobre como os custos de um helicóptero podem ser elevados para realizar as inspeções de rotina que as linhas de energia necessitam. Além do alto custo, essa é uma operação bastante manual, já que é necessário confiar em métodos de inspeção inseguros. O uso de drones ajudou a melhorar este serviço.

Aproveitando os desenvolvimentos recentes nas áreas de tecnologia de sensor, inteligência artificial, câmera termal e as diversas tecnologias empregadas em drones, a Pix Force criou o Pix Grid para realizar a inspeção de linhas de transmissão, aumentando a eficiência operacional e a segurança dos trabalhadores envolvidos.


Pix Grid: gestão eficiente de linhas de energia com redução de custos a cada operação


Para as concessionárias de serviços públicos, interrupções de energia extremas relacionadas a falta de manutenção se traduzem em custos significativos, como recentemente aconteceu no estado do Amapá, reparos corretivos de componentes e infraestrutura podem resultar em grandes problemas de receita.


Em comparação com o envio de inspetores para pesquisar e localizar falhas na rede, os drones, juntamente com a tecnologia de sensor e análise de dados avançada, podem fazer o mesmo trabalho com muito mais eficiência, liberando tempo para os funcionários de manutenção se concentrarem de fato no reparo, uma vez que ele está mapeando as principais informações necessárias para o trabalho ser realizado. Quanto mais rápido as interrupções de energia forem localizadas e reparadas, menores serão os custos de interrupção. Os drones podem reduzir potencialmente os custos de interrupção em até 60 por cento.


Tenha uma análise poderosa de dados em sua equipe

A análise do processo de inspeção envolve o manuseio e o trabalho com grandes quantidades de dados e gravações em vídeo que são mapeadas através de drones. Hoje, esse é um procedimento manual, exigindo uma revisão lenta e meticulosa das imagens captadas através dos componentes. A análise de imagens capturadas por drones através da inteligência artificial substitui esses processos caros e demorados que de interpretação de dados reduzindo consideravelmente o risco de erro humano.


Na verdade, drones inteligentes como o Pix Grid podem analisar cerca de 100.000 imagens em algumas horas. O aparelho faz uso do machine learning (aprendizado por máquina), um sistema que aprende a reconhecer representações digitais de dados, como fotografias, vídeos e coleta de temperaturas, permitindo uma análise de múltiplos fluxos de dados coletados a partir dos drones. Em vez de funcionários percorrerem grandes quantidades de dados não gerenciáveis, uma solução ponta a ponta para inspeção, reconhece objetos individuais, como isoladores de rede elétrica, vinculando termografia, identificação de falhas à coordenadas geográficas. Se sabe o que e onde deve ser feito o reparo.. O ganho de eficiência é enorme.


Além disso, os dados capturados por drones podem melhorar e acelerar significativamente a gestão de ativos de longo prazo para melhoria da linha de transmissão e planejamento de substituição de peças que precisam ser trocadas.


Aumente a segurança do trabalho da sua equipe

As inspeções da rede elétrica de hoje envolvem o uso de helicópteros voando baixo, um movimento que pode ser perigoso em alguns momentos. Drones, especialmente construídos para o setor de energia, podem ser programados para reconhecer a topologia de uma rede elétrica e operar de forma independente em rotas predefinidas. Com a ajuda da tecnologia de sensor, tecnologia de aprendizado de máquina e um software inteligente, os drones podem identificar qualquer coisa ensinada a eles, desde componentes ausentes e isoladores defeituosos a mastros de madeira apodrecidos, por exemplo.


E eles fazem isso automaticamente. Sem o uso de helicópteros ou trabalhadores exposto a qualquer tipo de risco à vida. Os trabalhadores estão em solo, operando os drones com a maior segurança possível.


Aumente a capacidade de manutenção preditiva

A capacidade de prever eventos futuros é talvez o recurso mais interessante que surge com o uso da tecnologia de drones em operações de infraestrutura. Com acesso aos dados de séries temporais analisados, as concessionárias podem não apenas examinar o que aconteceu, mas agora podem prever o que acontecerá em um futuro próximo.


Por exemplo, muitos operadores de rede elétrica passam muito tempo mantendo a vegetação longe das linhas de energia. Uma chave para controlar isso é obter uma visão geral do ambiente natural e conectar essas informações a outros tipos de dados relevantes, como dados meteorológicos.


Drones equipados com tecnologia de sensores capazes de reconhecer a podridão de árvores podem ser uma solução. Se o drone, por meio de coleta e análise de dados, registrar uma árvore podre situada perigosamente perto de linhas de energia e você souber que há uma tempestade a caminho, pode despachar proativamente uma equipe para neutralizar o perigo presente.


Monitore torres de transmissão com o Pix Grid

Unindo voos de drone à tecnologia de Visão Computacional e machine learning, o Pix Grid é uma solução direcionada para monitoramento e inspeção de torres de transmissão, visando garantir que esse processo seja feito de forma mais rápida, fácil e, principalmente, segura.


Conheça os seus principais diferenciais:

  1. Geração rápida e automática de relatórios

  2. Identificação dos pontos de interesse de forma mais precisa e automática

  3. Redução dos custos e dos riscos no processo de manutenção


Precisando de serviços relacionados a monitoramento de torres de transmissão de energia?


Faça contato com um de nossos vendedores e conheça o Pix Grid.