Retomada das atividades: dicas para manter a saúde e a segurança no trabalho


O país está começando a retomada das atividades de forma bastante gradual e organizada. Sabe-se que o cenário não será como antes da pandemia, precisaremos nos reestruturar e também nos adaptar. Durante esta adaptação, a saúde e a segurança no trabalho são questões que precisarão ser revistas pelos empresários a partir de agora. Isso independente do seu setor econômico ou tamanho de empresa. 


Toda e qualquer empresa precisa estar bem informada em relação às medidas de prevenção assim como os cuidados que precisam para retomar as atividades com segurança. Pensando nisso, compilamos abaixo algumas dicas e orientações essenciais que empresas precisam levar em consideração quando retornarem ao trabalho em meio a pandemia de coronavírus (Covid-19). Confira!


Saúde e segurança andam lado a lado

Neste momento, todo e qualquer cuidado em relação a saúde e segurança no trabalho não é exagero. A situação em que o Brasil e o mundo se encontram em relação ao vírus é de muita cautela. Além disso, é responsabilidade de todos os brasileiros agir de forma a combater o contágio pela Covid-19.


Entendemos que uma parcela da população pode trabalhar em casa (home office) tranquilamente, porém não são todos que podem adotar este formato ou manter um isolamento por tanto tempo assim. A circulação de pessoas deve ser monitorada e acompanhada. As regras básicas de combate ao vírus também devem ser seguidas e aplicadas.


Busque fontes confiáveis de informação

Hoje em dia informação é o que não falta, não é mesmo? Porém o volume de notícias falsas (fake news) também é bastante frequente. Para evitar problemas com notícias consideradas falsas, o melhor a se fazer é consultar órgãos oficiais.


Abaixo, deixamos alguns links que você pode usar para organizar a retomada das atividades da sua empresa:

  1. Anvisa – Ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em relação ao coronavírus

  2. Ministério da Saúde – Portal exclusivo sobre o coronavírus

  3. Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) / Organização Mundial da Saúde (OMS) – Folha informativa COVID-19

Além das referências nacionais e notícias oficiais a respeito dos cuidados com a pandemia, as prefeituras de cada cidade, junto com a Vigilância Sanitária, vão criar novos protocolos e recomendações. Isso vai variar a partir de cada cenário apresentado por estados e municípios.  Governadores e prefeitos tomam medidas distintas de acordo com cada situação, assim as regras variam de uma cidade para a outra.


Por este motivo, é muito importante consultar os sites oficiais da prefeitura e do governo do estado em que a sua empresa está localizada. Evite penalizações ao seu negócio e garanta a saúde e segurança no trabalho dos colaboradores.


Entenda quais são as normas específicas do segmento da sua empresa

Dependendo do segmento da sua empresa, os riscos ao contrair o coronavírus podem ser diferentes. Isso vai depender de cada atividade e variar muito em relação ao atendimento, tipo de produto, carga e descarga, organização do espaço e muitas outras questões.


Procure se manter informado quanto às recomendações direcionadas ao segmento do seu negócio. Conforme dito anteriormente, informe-se em sites oficiais como o do Ministério do Trabalho, da Anvisa ou, ainda, com associações do seu setor da economia. Desta forma, você consegue se atualizar de maneira rápida e segura a respeito de processos de prevenção exclusivos para a sua empresa e garante mais eficácia.


Oriente clientes, fornecedores e terceirizados

Dependendo do segmento da sua empresa, a circulação de pessoas pode ser inevitável. Pensando nisso, as pessoas que entram na empresa precisam ser orientadas adequadamente. A saúde de todos deve ser priorizada e garantida.


Para minimizar as possibilidades de contágio, é preciso que haja orientações desde a entrada. Inclusive, se for necessário, tenha EPIs (Equipamento de Proteção Individual) disponíveis como máscaras e álcool gel 70% também do lado de fora da empresa. Priorize e previna a integridade de todos que entrarem em sua empresa.


Siga as orientações básicas

Algumas instruções de saúde e segurança no trabalho são comuns a qualquer tipo de empresa. Portanto, não as subestime. Proporcione um ambiente protegido a todos que frequentam o local de trabalho:

  1. Lavar as mãos regularmente;

  2. Utilizar máscara ou lenço;

  3. Respeitar o distanciamento social de 1,5 metros;

  4. Higienizar os objetos, superfícies e maçanetas frequentemente;

  5. Evitar aglomerações;

  6. Afastar-se por 14 dias em caso de viagem recente;

  7. Aderir à alternância de turnos;

  8. Manter os ambientes abertos e ventilados;

  9. Suspender o compartilhamento de louças;

  10. Disponibilizar álcool em gel 70% e EPIs.

E aí, como a sua empresa está para a retomada das atividades? Aproveite o momento para padronizar seus processos, proteger seus colaboradores e manter em dia as normas de fiscalização sanitária da sua cidade e região.  #TodosContraOVírus