Inspeção de linha de transmissão de energia: como fazer?


O uso da tecnologia via drone no gerenciamento de interrupções e na inspeção e manutenção de torres ou linhas de transmissão de energia necessitam de uma solução abrangente, normalmente movida por uma abordagem de tecnologia holística. Essa abordagem é conhecida como Gerenciamento de Desempenho de Ativos Inteligentes.


Combina assim novas estratégias de gerenciamento de ativos, como a utilização de tecnologia inovadora para permitir o gerenciamento eficiente de interrupções, métodos de inspeção e manutenção mais baratos, seguros e rápidos com a previsão otimizada de possíveis falhas de infraestrutura. Compreende três componentes principais essenciais para uma inspeção das linhas de transmissão baseada em drones de ponta a ponta.




1. Gestão de desempenho de ativos

O gerenciamento de ativos é um campo de negócios complexo no qual as concessionárias geralmente lutam para colher dados e transformá-los em percepções operacionais. O Gestão de Desempenho de Ativos (GDA) corresponde a um campo emergente de tecnologias e estratégias, que promete cortar custos e aumentar a estabilidade da rede.


Conforme mais e mais dispositivos, componentes e unidades são conectados à Internet das coisas (IoT), o GDA captura e analisa dados de componentes para transformar informações em percepções acionáveis. Para concessionárias, isso significa reunir, processar, analisar e, eventualmente, agir proativamente nas informações de integridade do componente da grade para melhorar as operações.


2. Soluções em big data e inteligência artificial

A capacidade de processar, armazenar e analisar grandes quantidades de dados de uma ampla variedade de fontes de informação é crítica para a implementação do gerenciamento de desempenho de ativos. Desbloquear a coleta e a análise de dados eficientes em várias fontes de dados requer uma plataforma de Big Data com recursos de análise de inteligência artificial.


Em resumo, isso significa uma solução capaz de lidar com conjuntos de dados volumosos e complexos, reconhecendo rapidamente milhares de objetos e erros em potencial por meio do uso de arquitetura em nuvem automaticamente (soluções em cloud).


3. Integração de tecnologias: comunicação, sensor e drone

Embora a tecnologia de sensor esteja sendo implantada em uma taxa crescente na infraestrutura das concessionárias, muitos componentes não possuem os sensores ou equipamentos necessários para permitir o monitoramento remoto dos ativos da rede elétrica.


Esse processo de sensoriamento completo não tem ROI atrativo, uma vez que nem sempre o monitoramento 24/7 traz ganhos efetivos. Assim, inspeções periódicas com análise de dados, diluem o investimento de monitoramento para vários ativos, levando o investimento para um patamar promissor.


Pix Grid: a solução completa para inspeção

e monitoramento de torres de transmissão


O Pix Grid é uma solução de última tecnologia para otimizar as operações de infraestrutura de energia. Conta com software otimizado com inteligência artificial, sensores inteligentes, voo autônomo e diferentes tipos de drones para vários fins de inspeção e manutenção a partir de um centro de operações web. Além disso, ele conta ainda com cinco componentes principais críticos para aproveitar as oportunidades inerentes às inspeções de linha de energia:


Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs) – Drones

O método atual de inspeção depende de expedições de helicópteros tripulados e ainda bastante manual, que são frequentemente realizados anualmente. O uso de drones deixa o trabalho mais corriqueiro e é consideravelmente mais econômico para as empresas. O Pix Grid conta com uma variedade de veículos aéreos diferentes para vários tipos de operações, desde um simples controle de faixa de servidão até a inspeção termogŕaficas de longos trechos de linhas de transmissão.


Sensores Inteligentes

Os sensores são a espinha dorsal da Internet das Coisas (IoT), o sendo hardware que monitora a integridade dos ativos, já que é ele quem faz todas as medições e coleta dos dados. Pix Grid eleva o nível dos sensores de mercado associando ao uso de inteligência artificial, com processamento na borda, os dados são otimizados, garantido que será armazenado o que realmente interessa.


Operadores de Drones e Manuais de Operações

A operação dos drones acontece com responsabilidade e segue uma lista de requisitos para garantir uma prática segura. O Pix Grid inclui a competência necessária e permissões de voo para implementar operações de drones, incluindo manuais de operações aprovados pela Autoridade de Aviação Civil do Brasil, aprovações de vôo e pilotos certificados.


Inteligência Artificial

O Pix grid conta com um sistema inteligente de ponta capaz de processar, armazenar e analisar imagens por meio do poder da inteligência artificial (IA). Todos os dados adquiridos em campo são processados por algoritmos de visão computacional, indicando anomalias e seu posicionamento, sem interferência humana.


O sistema oferece dados precisos com maior frequência, permitindo que seus operadores detectem necessidades de manutenção nas torres ou linhas de transmissão, bem como reduzam os investimentos e custos relacionados a interrupções.


Inspeção de linhas de transmissão

com o Pix Grid


Unindo voos de drone à tecnologia de Visão Computacional, o Pix Grid é uma solução direcionada para monitoramento e inspeção de torres de transmissão, visando garantir que esse processo seja feito de forma mais rápida, fácil e, principalmente, segura.


Conheça os seus principais diferenciais:

  1. Geração rápida e automática de relatórios

  2. Identificação dos pontos de interesse de forma mais precisa e automática

  3. Redução dos custos e dos riscos no processo de manutenção de linha de energia

  4. Voos autônomos

Precisando de serviços relacionados a monitoramento de torres de transmissão de energia? Faça contato com um de nossos vendedores e conheça o Pix Grid.