Pix Counter

O Pix Counter é uma solução que apresenta informações relevantes para os clientes, obtidas a partir de imagens analisadas por algoritmos proprietários de visão computacional. O sistema pode ser desenvolvido sob demanda e se aplica em diversas situações, de acordo com a necessidade e complexidade da tarefa.


Consiste em um software que realiza a contagem automática de objetos presentes na imagem e, em poucos minutos, é possível obter a informação do número de itens presentes no conjunto, conforme apresentado nas situações abaixo:


Contagem de linha de produção

A contagem nas linhas de produção é uma tarefa imprescindível para a indústria, pois é preciso que haja controle de qualidade e controle no número de produtos que saem das esteiras.


Para a Indústria 4.0, o desafio é automatizar essa atividade, eliminando da equação os riscos que envolvem a utilização da força de trabalho humano, uma vez que a rotina de contagem exige extrema atenção. Considerando que esta é uma atividade mecânica e repetitiva, é natural que haja erros ocasionados pela fadiga, cansaço e distração.


Através da tecnologia de Visão Computacional e Machine Learning, de maneira personalizada e adequada para a situação-problema de cada empresa, nossa solução garante a automatização por meio de algoritmos programados para processar e interpretar imagens recebidas diretamente das linhas de produção, de acordo com a demanda do setor industrial.


É possível contar em totalidade os itens de uma esteira, mesmo em larga escala, e definir um número ideal de unidades a serem embaladas ou separadas, evitando imprecisões que geram excesso ou falta de unidades em um carregamento.


Atualmente, o sistema de contagem é feito por amostragem e baseado em uma estimativa manual, o que leva a imprecisões. Nossa solução possui uma taxa de acurácia de 99% e garante a inspeção e monitoramento de 100% dos lotes, além de gerar relatórios estatísticos e históricos regulares e atualizados.


Contagem de Carga

A contagem de carga é importante para o controle de uma empresa ou indústria. Após sair da linha de produção, os produtos são classificados de acordo com a natureza da carga a ser transportada e distribuída. Independente do uso de embalagens ou não, os produtos precisam ser contados no momento do carregamento, durante o período de transportação e, por fim, no momento do descarregamento.


Esse controle permite o acompanhamento e a fiscalização no sistema logístico, monitorando extravios, roubos e irregularidades no carregamento. Por isso, um bom método de contagem garante mais eficiência nesse processo, evitando custos e prejuízos desnecessários.


O transporte de cargas no Brasil é uma atividade burocrática e complexa que, se feita de maneira irregular, pode acarretar em multas. Um dos principais riscos é a imprecisão e demora, uma vez que o modo de contagem atual é manual, o que gera filas e perda de eficiência no processo. Além disso, para fazer a pesagem da carga, é necessária a utilização de balanças extremamente custosas.


Nossa solução automatiza a contagem por meio de visão computacional e machine learning, com algoritmos que processam e interpretam as imagens obtidas do veículo e do carregamento, por meio de um sistema de câmeras fixas e diferentes ângulos de visão, apurando de maneira precisa e rápida o número de itens na carga, o número de eixos do caminhão e peso estimado.

Rebanho

A contagem de rebanho automática é uma solução que consiste, principalmente, no processamento e análise de imagens por algoritmos programados para fazer a contagem de maneira precisa, ágil e eficiente.


É fundamental para a produção que o gado seja devidamente identificado e contado regularmente, devido ao constante fluxo de mortes, nascimentos, extravio, venda e roubo de animais.


Normalmente, a contagem de rebanhos é feita manualmente: o pecuarista ou criador precisa se deslocar até o pasto e reunir o rebanho em um curral (pois a contagem é feita cabeça a cabeça, à medida que os animais entram em um espaço isolado), localizando os desgarrados e acompanhando para que todos os animais permaneçam juntos, o que demanda esforço, tempo e gera muitos riscos. São altas as chances de acidentes no percurso, além do estresse causado nos animais, podendo acarretar em perda de peso e baixa imunidade, o que prejudica o rendimento da produtividade. Em áreas maiores ou em grandes criações, o dispêndio é ainda maior, exigindo mais pessoas para desempenhar a tarefa e mais animais podem ser afetados pelo estresse.


Atualmente, a solução da Pix Force consiste em habilitar um drone equipado com câmera para realizar um vôo sobre a área delimitada e, após isso, a contagem é feita a partir das imagens captadas no sobrevôo. Através dos recursos de Visão Computacional e Machine Learning, é possível a identificação dos animais presentes nas imagens e desse modo a apuração é automatizada, trazendo resultados rápidos e precisos.


Visando minimizar e agilizar esse processo e ainda garantir mais liberdade e qualidade de vida para os animais, o principal desafio da solução é ensinar a máquina a enxergar e identificar o gado, diferenciando-o dos outros elementos contidos nas imagens.


#visãocomputacional #inteligenciaartificial #inteligenciartificial #inovação #pixforce #pixforce #pix