Pix Counter: Solução inovadora em processos de contagem


O setor industrial segue sendo uma das áreas mais beneficiadas por soluções de tecnologia criadas através de Inteligência Artificial (IA). A Visão Computacional, braço da IA que estuda o processamento e a interpretação de imagens através de um computador, vem para revolucionar processos de inspeção de qualidade e contagem de itens, que até então eram feitos através de mão de obra humana. O Pix Counter é uma solução criada pela Pix Force para sanar dores dentro das indústrias. 

Automatizada através de dispositivos móveis ou estáticos, a solução tem a capacidade de fazer contagem de inúmeros itens de uma linha de produção ou carga de transporte, como é o caso de barras de ferro, geralmente dispostas em grande quantidade. O Pix Counter é equipado com câmeras RGB e, além de registrar a imagem, consegue interpretá-la com até 95% de acurácia, que é a proximidade entre o valor obtido experimentalmente e o valor verdadeiro.

Conceito Machine to Machine ou M2M

Produtos que trabalham com o conceito M2M são aqueles equipados com um sensor remoto que trabalha para monitorar, coletar e analisar dados referentes a um processo específico. Estes dados, que são transmitidos para um outro equipamento (ou servidor), são utilizados e compreendidos por um software, que tem a missão de interpretar o material e responder às questões da indústria.

Soluções M2M são cada vez mais utilizadas para substituir a mão de obra humana em tarefas exaustivas e sujeitas a erro por cansaço físico e mental. A solução criada pela Pix Force é capaz de contar quantidades enormes do mesmo item, fazer rastreabilidade e auditoria de cadeias de produção e até mesmo estimar o peso de cargas de um mesmo produto para não sobrecarregar eixos de transporte.

A importância de investir em rastreabilidade

Rastreabilidade é nada mais do que o conceito de controlar um produto através de sua origem e localização dentro da cadeia logística. Para garantir a rastreabilidade de um item, é necessário que haja um sistema de leitura por meio de números ou códigos de identificação, com o intuito de agregar segurança e controle de qualidade dentro do processo de produção.

Os códigos, que são específicos para cada produto, garantem controle de qualidade e até mesmo agilizam um possível recall, que é a solicitação da devolução de um lote ou linha inteira de um produto, caso seja identificado um erro de fabricação. Além disso, o processo de rastreabilidade também visa a transparência nos processos de entrega, já que identifica exatamente a quantidade de itens que chegou até o consumidor, independente do volume.

Como soluções de Visão Computacional atuam nas indústrias

O controle de qualidade das indústrias vem sendo revolucionado pela aplicação de soluções de Inteligência Artificial (IA). Processos que antes dependiam da mente humana para funcionar, agora acontecem através de máquinas inteligentes com margens de erro irrisórias, o que aumenta a qualidade do produto e otimiza a mão de obra da empresa. 

O trabalho com soluções de visão computacional pode acontecer de várias formas. Com câmeras e sensores, como é o caso do Pix Counter, ou também com detectores de movimento ou de presença. A Deeptrack, um exemplo de solução criada também pela Pix Force e em parceria com a Eneva, trabalha na indústria mineradora identificando superaquecimento em correias transportadoras responsáveis pela logística de insumos através de sensores infravermelhos e câmeras RGB, por exemplo.

Fazer com que problemas em processos extremamente mecânicos sejam solucionados pela tecnologia promove um melhor aproveitamento dos funcionários, que passam a desenvolver funções estratégicas dentro da corporação. Da mesma forma, garante com que a empresa trabalhe a melhoria contínua de sua gestão e seus processos, caminhando rumo a um crescimento exponencial.


#visãocomputacional #InteligenciaArtificial #pixcounter #contagem #tecnologia #pixforce #Indústrias