Os desafios de utilizar drones em inspeções de torres de transmissão

Torres de transmissão, máquinas, materiais e equipamentos em geral são chamados de ativos elétricos. Destinados à prestação de serviços de eletricidade, podem ser difíceis de serem inspecionados no local. As empresas que normalmente fazem uso deste tipo de serviço costumam contratar um piloto de helicóptero e mais uma equipe de técnicos para realizarem toda a operação. Mas drones são excelentes ferramentas para este tipo de serviço.


Os maiores obstáculos são: condições climáticas como o vento, calor e frio e dificuldade de identificar detalhes. Problemas grandes como ferrugem generalizada ou até mesmo pequenos danos são difíceis de serem notados. As fotos obtidas pelos técnicos podem vir com baixa qualidade devido à falta de aproximação da aeronave. O resultado é uma demora e dificuldade de localizar e prever problemas de verdade.


Sem contar que missões de helicóptero podem ser muito perigosas. O mau tempo ou cobertura de nuvens são fatores que atrapalham ou mesmo impedem a atividade. O piloto precisa manobrar o helicóptero perto da torre, de forma que os técnicos possam vê-la em diferentes ângulos. Para que possam detectar problemas na parte inferior da estrutura, é preciso inclinar o helicóptero de maneira complexa. E tudo isso sem colidir com linhas difíceis de ver ou com a própria torre.


Além dos problemas com a própria inspeção, dados sem e manutenção de registros podem prejudicar os esforços de manutenção. Se os dados de inspeção não forem padronizados e armazenados de forma adequada, os técnicos que precisarem validar essas informações podem ter dificuldades em prever falhas, identificar componentes problemáticos em todo o sistema e conduzir outras análises críticas.


Vantagens em monitorar torres de transmissão com de maneira inteligente através de drones


Para superar os desafios associados aos métodos tradicionais, a Pix Force oferece uma solução única. Trata-se do gerenciamento inteligente de torres de transmissão. Incluem-se drones, coleta e processamento de dados e relatórios em uma solução simplificada.


Os relatórios podem ajudar (e muito!) a trabalhar de forma inteligente. Prevenir futuros problemas é um dos principais objetivos no momento de fazer um monitoramento inteligente. Com a tecnologia de drones, é possível alcançar resultados como:

  1. Menos tempo de inatividade devido a danos imprevistos

  2. Uma redução de cerca de 30% nos custos de cada operação

  3. Redução de missões de helicóptero, tornando tudo mais seguro para todos os membros da equipe

  4. Maior precisão na coleta de informações

É possível fazer correções mais ágeis para problemas que forem encontrados com este tipo de operação. A garantia é de uma maior qualidade de inspeção em cada torre de transmissão. Em suma, as empresas obtêm mais eficiência de recursos enquanto mantêm condições mais seguras para sua equipe.


Utilizar drones para monitorar diferentes processos de uma mesma operação


O uso de drones em inspeções de torres de transmissão pode ser útil não apenas para as torres em si, mas também assegurar diversos benefícios em pontos diferentes da operação:


Seleção do local

Usar drones equipados para mapear vegetação, terreno e recursos hídricos podem confirmar a primeira visita de uma inspeção, captando informações apenas sobre o solo.


Pré-construção

Reunir dados aéreos para reproduzir mais tarde por meio de dispositivos digitais ajudará a avaliar os locais antes da instalação de uma torre.


Monitoramento do progresso da construção

Capturar imagens aéreas para rastrear o progresso e gerenciar com precisão o escopo, cronograma e custo da instalação de uma torre.


Inspeção pré-operação

Usar drones para garantir que todos os componentes da torre estejam prontos antes de sua ativação, evitando ao máximo o risco de acidentes antes da primeira operação da torre.


Manutenção de torre de transmissão

Através de drones fica muito mais fácil produzir mapas e modelos para auxiliar no planejamento e mapeamento necessário que este tipo de trabalho exige.


Pix Grid: Monitoramento de torres de transmissão


O Pix Grid une voos de drone à tecnologia de Visão Computacional e machine learning, sendo assim uma solução direcionada para monitoramento e inspeção de torres de transmissão. Um processo feito de forma mais rápida, fácil e, principalmente, segura é o principal objetivo.


Conheça os seus principais diferenciais:

  1. Geração rápida e automática de relatórios

  2. Identificação dos pontos de interesse de forma mais precisa e automática

  3. Redução dos custos e dos riscos no processo de manutenção


Precisando de serviços relacionados ao monitoramento de torres de transmissão por drones?Faça contato com um de nossos vendedores e conheça o Pix Grid.