5 maneiras como os smartphones podem potencializar as aplicações da visão computacional



Com o advento da tecnologia 5G para os próximos anos, os smartphones irão aumentar a sua capacidade em contribuir diretamente com as aplicações da visão computacional.


O papel dos dispositivos móveis nunca foi tão importante quanto atualmente. Hoje em dia, com os padrões cada vez mais intensos de capacidade de processamento móvel e qualidade de câmera associado a uma dependência crescente da nuvem, os smartphones podem obter o máximo da visão computacional.


Isso abre inúmeras oportunidades para as empresas, como otimização de processos de back-office, envolvimento do cliente e inspeção visual automatizada em manufatura, varejo, logística e outros setores. Vejamos a seguir as aplicações mais potentes de visão computacional em aplicativos móveis:


Autenticação do usuário

A autenticação simples baseada em senha está se tornando muito complexa e menos eficaz, resultando em segurança fraca, experiência do usuário ruim e alto custo de propriedade. A tecnologia de segurança combinada com aprendizado de máquina, biometria e comportamento do usuário irá melhorar a usabilidade e os recursos de autoatendimento.


Por exemplo, smartphones podem capturar e aprender o comportamento de um usuário, como padrões quando ele anda, desliza, pressiona o telefone, rola e digita, sem a necessidade de senhas ou autenticações ativas.


Auditoria Móvel

A auditoria móvel permite que as fotos sejam capturadas por auditores em campo com um smartphone equipado com câmera. Anteriormente, essas câmeras precisavam ser sincronizadas com os registros do banco de dados. No entanto, hoje, as gravações de áudio podem ser transcritas para texto automaticamente. Assim, os auditores podem dispensar a tediosa tarefa de inserir informações adicionais após retornar do campo para o escritório, facilitando dessa maneira as atividades laborais.


Com uma lista de verificação de auditoria móvel, os auditores desfrutam não apenas da mobilidade de seu software de auditoria, mas também de outras ferramentas que vêm com os dispositivos portáteis mais recentes. Além do fácil acesso aos bancos de dados em nuvem, os auditores também podem usar câmeras do dispositivo para capturar fotos que fornecerão verificação adicional aos registros de auditoria.


Uma solução de auditoria utilizando smartphones equipados com dispositivos GPS também ajuda a capturar as coordenadas geoespaciais no local de campo onde o auditor está, fornecendo, assim, dados precisos relacionados à auditoria.


Contagem de objetos e estoques

Os smartphones possuem o potencial de combinar a Visão Computacional e o Machine Learning da maneira mais adequada possível para as necessidades corporativas de cada empresa, é possível construir a automatização com algoritmos programados, visando o processamento e interpretação das imagens captadas nas linhas de produção, conforme a demanda de cada setor industrial.


Por meio destas aplicações, é possível contar todos os itens existentes em uma esteira industrial operando em larga escala, definindo deste modo um número ideal de unidades a serem selecionadas ou embaladas, diminuindo o risco de ocorrerem imprecisões no processo de contagem que gerem o excesso ou a falta de unidades em um lote de produção.


O sistema de contagem atual é baseado em uma estimativa manual, gerando um número acentuado de imprecisões. Com a utilização da Visão Computacional para a contagem de objetos e estoques, a precisão alcança uma porcentagem de 99%, garantindo dessa forma o monitoramento completo dos lotes, conjuntamente com relatórios estatísticos e históricos realizados em caráter regular.


LiDAR embarcado em iPhones

A primeira coisa a esclarecer é que o LiDAR não é uma tecnologia exclusiva da Apple, tampouco uma invenção desta big tech. LiDAR significa “Light Detection and Ranging”. Em outras palavras, é um método que pode detectar e medir a distância de objetos no ambiente.


A capacidade de aferição com o LiDAR é uma função muito necessária para cientistas e profissionais que contam com cálculos precisos em suas vidas diárias. Isso facilita muitas tarefas capciosas como o mapeamento de terrenos e florestas. Seu uso mais proeminente associado ao iPhone está correlacionado com o auxílio para a dirigibilidade dos carros autônomos, contribuindo diretamente para a segurança da direção automática.


Diagnóstico aprimorado de produtos

Um dos recursos mais interessantes de visão computacional desenvolvidos recentemente são os aplicativos móveis de manutenção que aumentaram a capacidade de realizar diagnósticos em equipamentos e produtos. A maioria dos equipamentos presentes no ambiente industrial sofrem degradação que pode ser detectada visualmente como descoloração, ferrugem, pedaços quebrados de máquinas, etc. Os processadores fornecidos com qualquer smartphone padrão agora alcançaram recursos para processar algoritmos de processamento de imagem avançados que podem detectar o deterioramento de periféricos ​​apenas tirando suas fotos.


Os telefones celulares também podem ser utilizados ​​para a detecção das especificações do equipamento, digitalizando-as por meio do sistema de reconhecimento Quick Response (QR). Na digitalização, os aplicativos móveis integrados ao servidor podem extrair as informações necessárias para o número de série do equipamento, como seus códigos de falha, histórico de avarias e registro de manutenção, facilitando assim os técnicos na realização dos diagnósticos necessários e restaurações operacionais.