O setor elétrico brasileiro e a sua evolução tecnológica


Você sabia que a indústria da energia elétrica encontra-se entre as áreas mais impactadas pela transformação digital dos últimos anos no Brasil? O setor elétrico está evoluindo rapidamente no País devido à ampla difusão no mercado de várias tecnologias inovadoras. Alguns dos motores dessa transição encontram-se diretamente atrelados, de forma geral, ao crescente apoio da sociedade à redução de emissões de carbono, à velocidade crescente do desenvolvimento regional, à redução de custos das tecnologias de geração de energia renovável, e ao aumento drástico das capacidades computacionais. 

A inovação desempenha um dos papéis mais essenciais no processo de mudança do setor elétrico, promovendo transformações revolucionárias e criando oportunidades para novas tecnologias, produtos, sistemas e estruturas empresariais. E apesar dos grandes desafios impostos pelas aceleradas mudanças impulsionadas pelo avanço tecnológico e pelas crises econômicas e sanitárias dos últimos tempos, o setor elétrico brasileiro está se adaptando para lidar com uma sociedade cada vez mais conectada.

Mudanças e Evoluções no Setor Elétrico

O novo perfil de consumo da atual geração desencadeou nos últimos anos a maioria dessas rápidas transformações. Alguns aspectos, como as novas tecnologias de geração de energia limpa, redes inteligentes, tecnologias para o consumo eficiente de energia e a introdução de veículos elétricos, estão destinados a aumentar a sustentabilidade do setor. E o Brasil não ficou alheio a essas mudanças.


Estima-se que cerca de 83% da eletricidade brasileira é gerada por fontes renováveis, em sua maioria energia hidrelétrica. Como resultado, o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. 

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o setor de energia no Brasil precisará investir bastante em inovação, já que as tendências internacionais apontam que, no futuro, o mercado será descentralizado e digital. 

A Tecnologia como Aliada do Setor Elétrico

Contudo, o caminho da inovação já está sendo pavimentado na nação. No segmento de Distribuição energética, por exemplo, o principal impulsionador de inovação do futuro próximo será a implementação de redes inteligentes em várias empresas para melhorar a qualidade de seus serviços e reduzir as perdas não técnicas.


Da mesma forma, já estão sendo desenvolvidos diversos estudos para a utilização de redes híbridas para a transmissão de energia elétrica e a transferência de dados em banda larga. O que consequentemente possibilitará ter infraestruturas de alta tecnologia, que atendam várias demandas do mercado em um só lugar.

Por outro lado, tecnologias como os Filmes Orgânicos Fotovoltaicos serão cada vez mais comercializadas, já que esta inovação destaca-se como uma das alternativas mais sustentáveis no mercado atual, pelo uso de materiais que são dissolvidos em uma tinta que pode ser impressa, gerando filmes flexíveis, leves e semitransparentes. Esses dispositivos captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica limpa e sustentável. Analistas da indústria acreditam que essa seja a terceira geração de células solares. 

O Futuro do Setor

Na área de transmissão de energia elétrica, o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2030) apresenta prospectos de aumento da capacidade de transmissão de 60% no País, até 2023, em comparação com a capacidade atual. Devido à distância entre as instalações da usina e os centros de consumo de energia, espera-se a implementação de várias linhas de grande tensão CA e CC no Brasil nos próximos anos.


Além disso, soluções inovadoras para a inspeção automatizada de linhas de transmissão, como as da Pix Grid, farão parte da evolução tecnológica do setor, reduzindo drasticamente os custos das inspeções, ao mesmo tempo em que garantem uma análise eficiente, rápida, segura e eficaz dos problemas a serem consertados. Se utilizando de tecnologias de drones, Visão Computacional e machine learning, a Pix Grid substitui a necessidade da inspeção manual realizada anteriormente por humanos por uma tecnologia capaz de detectar, quaisquer defeitos nas linhas de transmissão. Dessa forma, a solução da Pix Grd não apenas minimiza o tempo da inspeção e os possíveis erros no processo, mas também garante a segurança dos funcionários, que podem se dedicar às tarefas de manutenção em si, uma vez analisada a linha.


Você gostaria de saber mais sobre as nossas soluções de inspeção de linhas de transmissão? Acesse www.pixgrid.ai e conheça mais sobre a Pix Grid.


#visãocomputacional #brasil #setoreletrico #InteligenciaArtificial #inovação #tecnologia #energiaelétrica #futuro