O que é Otimização de Processos?

Indústrias e empresas possuem um desafio diário: produzir mais gastando menos. Para alcançar isso com sucesso, a otimização de processos é essencial — algo que a Pix Force compreende bem, e busca abordar em seus produtos, oferecendo sempre o melhor ao mercado.


Para aumentar a produção, as empresas buscam maneiras de melhorar os processos de uma forma que reduza o custo e melhore a compreensão do que cada etapa do processo representa no todo. Neste caso, nada melhor do que a utilização de soluções tecnológicas para otimização desses processos, não acha?


É justamente isso que Pix Force faz. Nós temos os produtos ideais para a otimização de processos, principalmente na indústria. Mas, afinal, como ocorre a otimização do processo produtivo? Quais as ferramentas de otimização de processos? Venha descobrir!


LEIA TAMBÉM:


Quais os objetivos da otimização de processos?


O objetivo principal da otimização de processos é atingir metas de eficiência organizacional. Isso é feito através da melhoria na forma como os processos ocorrem.


Como dito acima, o foco é em aumentar os resultados e reduzir os gastos. Primeiramente compreendemos todo o processo já existente no cliente, sua dor e sua expectativa de resultado, a partir dessa análise é realizado uma adaptação da nossa tecnologia para suprir exatamente a necessidade em questão.


Assim, o uso de ferramentas qualitativas e quantitativas auxilia na otimização de processos, visando auxiliar na tomada de decisões mais assertivas. Isso ajuda os administradores e gerentes a tomar as melhores decisões. Existem três pontos fundamentais onde a otimização de processos pode ser atingida, como:


  • Otimização de equipamento: isso ajuda a verificar se as ferramentas existentes estão sendo usadas de maneira ótima. Isso também inclui ferramentas tecnológicas, para garantir que os dados são precisos e úteis. Nesse ponto, a empresa ou indústria pode analisar se há questões a serem corrigidas.

  • Procedimentos operacionais: nesse caso, a otimização analisa procedimentos e processos baseados nas pessoas que estão cumprindo as atividades, processos diários e afins. Uma das melhores maneiras de otimizar os procedimentos operacionais é usando automação.

  • Otimização de controle: muitas ferramentas de controle gerenciam diferentes aspectos presentes numa companhia. Se as ferramentas de controle não estiverem em uma condição ótima, isso impacta a cadeia dos processos de maneira negativa. Assim, a otimização do controle pode reduzir os custos e aumentar os resultados de maneira significativa.


Em resumo, a otimização de processos visa identificar todas as atividades e etapas dentro de uma empresa. Como consequência, a gestão é capaz de identificar problemas que afetam os resultados para, de forma eficaz, corrigir e melhorar os processos internos.


Quais os benefícios da otimização de processos?


Além de aprimorar os resultados e reduzir os custos, a otimização de processos tem vários benefícios. Existem diversas ferramentas automatizadas e softwares que ajudam nisso, e a Pix Force faz uso do melhor da inteligência artificial e machine learning em seus produtos. Basicamente, seu objetivo é garantir, dentre outros elementos, a otimização de processos e seus benefícios.


Mas quais os benefícios da otimização de processos no ambiente corporativo? Dentre os vários benefícios, podemos citar:

  • Conformidade: quando os processos ficam otimizados, eles costumam se encaixar na regulação da indústria. Isso também ajuda a reduzir riscos de conformidade, algo que pode ocorrer no setor financeiro, por exemplo. Assim, há ferramentas que permitem um controle de informação, registrando dados sempre que algo é alterado.

  • Qualidade: a qualidade do trabalho e seus resultados ficam melhores com a otimização de processos. Ferramentas de automação podem ajudar a mapear processos, removendo dependências de pessoal e eliminando erros em dados ao retirar trabalhos de processo manual de baixo valor.

  • Consistência: organizações e empresas conseguem se manter num bom nível de competitividade quando se mantêm consistentes em seus resultados e fluxo de trabalho. A consistência é crucial para reter os consumidores. Quando se usa processos automatizados, isso reduz mudanças e flutuações de resultado.

  • Visibilidade: outro benefício essencial da otimização de processos é o aumento da clareza e transparência. Como os empregados não trabalham em isolamento, frequentemente há partes do processo que são administradas por pessoas diferentes. Assim, com um mapeamento e análise do fluxo de trabalho, é possível ficar a par das responsabilidades uns dos outros.

  • Racionalização: às vezes os dados precisam ser processados de maneira mais veloz. Então, com ferramentas automatizadas, ao invés de esperar para que os dados de entrada sejam aprovados, o software faz o trabalho por você, e garante que as pessoas que precisam da informação para finalizar um processo a recebam de maneira automática.

A tecnologia na otimização de processos


Em resumo, a otimização de processos é essencial para aumentar a eficiência e eficácia do trabalho. Buscando oferecer sempre o que há de melhor para otimização de processos, a Pix Force tem como base o uso da inteligência artificial e machine learning na criação dos seus produtos.


Pix Counter


Com o Pix Counter, por exemplo, é possível fazer contagens em grande escala de diversos itens, indo de linhas de produção até campos externos.


Isso permite um aumento da produtividade da empresa, e os resultados são automáticos, além de terem precisão. A tecnologia usada contabiliza itens a partir de uma imagem gerada pela própria câmera do smartphone.

A contagem é feita em tempo real, e assim você pode identificar o número de itens. É possível contar objetos como:


  • Barras de ferro

  • Sacos de cimento

  • Caixas empilhadas em caminhão

  • Contagem de pneus dentro de um galpão e etc…


Além de ser preciso e rápido, o Pix Counter também é mais barato do que os processos tradicionais. Mas não temos apenas este produto. É possível otimizar os processos por meio de outra solução desenvolvida pela Pix Force: o Pix Quality.


Pix Quality


Com câmeras instaladas diretamente na linha de produção de qualquer setor industrial, o Pix Quality é capaz de captar imagens, identificando possíveis problemas nos produtos. Por isso, em busca da melhor qualidade possível, os dados podem ser interpretados, oferecendo aos gestores das empresas quais produtos estão com problemas e precisam ser substituídos.


Em outras palavras, a Pix Force criou soluções para contribuir com uma otimização de processos ainda mais eficiente, independente de qual seja o setor empresarial ou industrial.


Você entendeu o que é otimização de processos e como a Pix Force pode ajudar você a encontrar maior qualidade nos processos em sua empresa? Então entre em contato com a gente!