
O NDVI é um acrônimo da expressão inglesa Normalized Difference Vegetation Index que pode ser traduzido para Índice de Vegetação por Diferença Normalizada, sendo também chamado de IVDN.
O índice, que é mais conhecido pela abreviação proveniente da língua inglesa, tem ganhado destaque nos últimos anos, sendo objeto de pesquisas e de algumas aplicações na agricultura.
O NDVI é muito utilizado em conjunto com o sensoriamento remoto, processo tecnológico que permite a coleta e a representação de dados de uma determinada região sem que seja necessário o contato direto com ela, ou seja, as informações são coletadas de forma remota.
De forma prática podemos dizer que o NDVI é um índice que faz análises da condição da vegetação coletada por meio do sensoriamento remoto.
Esse índice que tem sido muito utilizado na agricultura de precisão para o gerenciamento de plantações permite várias aplicações que diminuem as perdas e aumentam a produtividade.
Nesse post vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o NDVI e quais são as suas principais aplicações na agricultura. Confira a seguir!
O que é NDVI?
O índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN) não é uma tecnologia nova, tendo mais de 40 anos desde a sua primeira aparição. O índice é muito utilizado não somente na agricultura, mas também em diversos estudos ambientais. Através dele é possível fazer diferentes tipos de análises nas mais diversas escalas de uma determinada região ou plantação.
Um dos usos mais frequentes do NDVI é a utilização para a medição da intensidade da atividade de clorofila nas plantas, podendo inclusive realizar comparações com períodos anteriores.
Como funciona o NDIV?
A energia captada e absorvida pelas plantas possui diversos espectros. O índice nada mais é que um cálculo realizado em cima dessas bandas espectrais. Esses espectros são captados por sensores, que na maioria dos casos estão instalados em drones ou satélites, e posteriormente são tratados pela seguinte equação do índice:
O NDVI é obtido através da razão entre a diferença da reflectância do infravermelho (IVP) e do vermelho (V) pela soma das mesmas variáveis. Esse cálculo resulta em um índice que varia entre -1 e 1. Na prática o valor representa a presença de vegetação, quanto maior ele é, maior é quantidade vegetativa do local.
Valores negativos ou próximos a zero indicam áreas de água, ou solo nu, onde existe muito pouca atividade clorofiliana e com isso baixa quantidade de vegetação.
Quais são as aplicações do NDVI na agricultura?
Os cálculos de NDVI possuem diversas aplicações na agricultura, que permitem melhor controle das plantações e ganhos de produtividade. Entre os usos mais frequentes do NDVI, podemos destacar:
Monitoramento das plantações e culturas
Detecção de secas e de pragas
Localização de pragas
Estimativas de produtividade
Mapeamento agrícola
Mapeamento hídrico
O Índice de Vegetação por Diferença Normalizada é um indicativo que auxilia bastante nos levantamentos de sensoriamento remoto, possibilitando ótimos resultados e permitindo uma combinação de inúmeras fontes de informação.
Esses dados utilizados em conjunto representam toda a condição de uma plantação, garantindo controle total sobre ela e com isso ganhos de produtividade.
Por fim, o NDVI é mais um fator que mostra como a tecnologia tem mudado a agricultura!
Gostou do texto? A Pix Force é uma empresa que desenvolve soluções utilizando tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning. Continue no nosso site e conheça nosso trabalho!