O que é NDVI e qual sua aplicação na agricultura


O NDVI é um acrônimo da expressão inglesa Normalized Difference Vegetation Index que pode ser traduzido para Índice de Vegetação por Diferença Normalizada, sendo também chamado de IVDN.


O índice, que é mais conhecido pela abreviação proveniente da língua inglesa, tem ganhado destaque nos últimos anos, sendo objeto de pesquisas e de algumas aplicações na agricultura.


O NDVI é muito utilizado em conjunto com o sensoriamento remoto, processo tecnológico que permite a coleta e a representação de dados de uma determinada região sem que seja necessário o contato direto com ela, ou seja, as informações são coletadas de forma remota.


De forma prática podemos dizer que o NDVI é um índice que faz análises da condição da vegetação coletada por meio do sensoriamento remoto.


Esse índice que tem sido muito utilizado na agricultura de precisão para o gerenciamento de plantações permite várias aplicações que diminuem as perdas e aumentam a produtividade.


Nesse post vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o NDVI e quais são as suas principais aplicações na agricultura. Confira a seguir!


O que é NDVI?


O índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN) não é uma tecnologia nova, tendo mais de 40 anos desde a sua primeira aparição. O índice é muito utilizado não somente na agricultura, mas também em diversos estudos ambientais. Através dele é possível fazer diferentes tipos de análises nas mais diversas escalas de uma determinada região ou plantação.


Um dos usos mais frequentes do NDVI é a utilização para a medição da intensidade da atividade de clorofila nas plantas, podendo inclusive realizar comparações com períodos anteriores.


Como funciona o NDIV?

A energia captada e absorvida pelas plantas possui diversos espectros. O índice nada mais é que um cálculo realizado em cima dessas bandas espectrais. Esses espectros são captados por sensores, que na maioria dos casos estão instalados em drones ou satélites, e posteriormente são tratados pela seguinte equação do índice:


O que é NDVI: fórmula NDVI

O NDVI é obtido através da razão entre a diferença da reflectância do infravermelho (IVP) e do vermelho (V) pela soma das mesmas variáveis. Esse cálculo resulta em um índice que varia entre -1 e 1. Na prática o valor representa a presença de vegetação, quanto maior ele é, maior é quantidade vegetativa do local.


Valores negativos ou próximos a zero indicam áreas de água, ou solo nu, onde existe muito pouca atividade clorofiliana e com isso baixa quantidade de vegetação.


Quais são as aplicações do NDVI na agricultura?


Os cálculos de NDVI possuem diversas aplicações na agricultura, que permitem melhor controle das plantações e ganhos de produtividade. Entre os usos mais frequentes do NDVI, podemos destacar:

  1. Monitoramento das plantações e culturas

  2. Detecção de secas e de pragas

  3. Localização de pragas

  4. Estimativas de produtividade

  5. Mapeamento agrícola

  6. Mapeamento hídrico

O Índice de Vegetação por Diferença Normalizada é um indicativo que auxilia bastante nos levantamentos de sensoriamento remoto, possibilitando ótimos resultados e permitindo uma combinação de inúmeras fontes de informação.


Esses dados utilizados em conjunto representam toda a condição de uma plantação, garantindo controle total sobre ela e com isso ganhos de produtividade.


Por fim, o NDVI é mais um fator que mostra como a tecnologia tem mudado a agricultura!


Gostou do texto? A Pix Force é uma empresa que desenvolve soluções utilizando tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning. Continue no nosso site e conheça nosso trabalho!