O que é inspeção de qualidade e como usar a tecnologia de forma eficiente?


A inspeção de qualidade é um procedimento que visa garantir que o produto atenda a vários critérios de qualidade nos requisitos pedidos pelo cliente. Por isso, muitas são as incluem uma inspeção de qualidade em sua rotina de produção.


Em geral, a inspeção de qualidade garante a conformidade do produto com:


  • Expectativas do cliente;

  • Exigências do mercado;

  • Normas e legislação;

  • Especificações da empresa.


De maneira geral, a inspeção de qualidade é feita pela equipe da empresa, que verifica as matérias-primas utilizadas no projeto do produto, bem como a produção em andamento e o produto acabado, antes de ser colocado à venda.


Mas esse processo pode ser feito de maneira mais rápida e eficiente, por meio de soluções tecnológicas que utilizam inteligência artificial.


Quer saber como otimizar a inspeção de qualidade por meio da tecnologia? Fique comigo neste texto até o final e entenda!



Quais os tipos de inspeção de qualidade?


A inspeção de qualidade é o ciclo final do processo de gerenciamento. Relativamente aos objetivos fixados no plano, o gestor verifica, no final do exercício, os resultados obtidos. Ele avalia o progresso feito e o desempenho alcançado.


Existem vários tipos de controle:


  • Inspeção pré-produção: A inspeção pré-produção permite assegurar que todas as condições e todos os parâmetros necessários para o funcionamento da empresa sejam atendidos. Iniciado antes do lançamento do processo de ação, o controle preventivo analisa as medidas implementadas.

  • Inspeção em linha: A inspeção em linha é feita em todo o processo de produção. Possibilita acompanhar as conquistas em suas múltiplas implantações, verificar os resultados e fornecer informações sobre o funcionamento da empresa.

  • Inspeção pré-envio: A inspeção pré-envio é feita essencialmente no final de um ciclo ou de uma etapa de produção. Em relação aos resultados alcançados e aos padrões estabelecidos no plano, o gestor efetua as correções que considera essenciais para melhor cumprir, no exercício em curso ou no próximo, os objetivos traçados. No entanto, intervindo apenas no final de um processo de ação, a inspeção pré-envio às vezes pode chegar tarde demais ou revelar-se caro e ineficiente.


Sendo assim, podemos diferenciar os diferentes tipos de inspeção de qualidade, levando em conta a necessidade e importância de cada um.




Por que fazer inspeção de qualidade?


A inspeção de qualidade é um procedimento realizado na empresa com o objetivo de verificar a conformidade de um produto ou serviço com relação a critérios previamente estabelecidos. Esta etapa pode ser incluída na abordagem de qualidade.


Referindo-se à norma ISO, o inspeção de qualidade pode ser definido como um processo pelo qual o controlador de qualidade examina, mede e realiza testes. O objetivo é detectar qualquer não conformidade de matérias-primas ou produtos.


A realização de uma inspeção de qualidade visa acima de tudo melhorar a qualidade do serviço. Além disso, possibilita oferecer um produto melhor à clientela.


  • Redução do custo de produção;

  • Maior satisfação do cliente;

  • Sensibilização de cada colaborador e gestor sobre o imperativo da qualidade;

  • Uso otimizado dos recursos.


Portanto, a inspeção de qualidade não deve ser improvisada. Para que seja eficaz, é necessário estabelecer padrões muito específicos. A partir deles, é mais fácil dizer se o produto não está em conformidade. Além disso, também é importante determinar o número de unidades a serem verificadas.


Assim, a empresa precisa usar métodos confiáveis ​​e relevantes para não cometer erros que possam comprometer a empresa. Por isso, o uso da tecnologia na inspeção de qualidade é essencial.


É possível por meio de câmeras e softwares específicos de visão computacional, a captação de imagens que demonstram com exatidão a qualidade do produto e os possíveis defeitos.



A melhor solução para a qualidade dos produtos da sua empresa


O principal elemento que estabelece a qualidade de um produto é, portanto, a necessidade a que se destina. Os especialistas em gerenciamento de produtos sabem, portanto, mais relevante focar em atender às necessidades do consumidor do que buscar a máxima qualidade.


A qualidade máxima pode, de fato, aumentar o custo do produto, elevando-o a níveis inatingíveis para alguns consumidores. Isso justifica o interesse pela noção de valor percebido.


Uma alternativa é analisar como os concorrentes estão trabalhando e utilizar métodos tecnológicos mais modernos na melhoria do seu produto.


Mas temos aqui uma solução ainda mais eficiente para inspeção de qualidade: o Pix Quality.


Exemplos de otimização do controle de qualidade do Pix Quality



A Pix Force é uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas, utilizando visão computacional, inteligência artificial e machine learning. O objetivo da Pix Force é justamente resolver os problemas dos mais diferentes setores empresariais e industriais por meio da interpretação automática de imagens.


De certa forma, fazer o controle de qualidade de forma manual é muito mais demorado e sujeito a falhas operacionais. Por outro lado, o uso da Visão Computacional com máquinas capazes de realizar um processo completo de rastreabilidade, as falhas específicas podem ser encontradas de forma mais rápida e eficiente.

Por isso, através da inteligência artificial, é possível apresentar exemplos sobre a eficiência dos produtos da Pix Force. Um dos produtos que oferecemos apresenta uma solução definitiva para a inspeção de qualidade é o Pix Quality. Mas como funciona este produto?


Na verdade, o Pix Quality pode ser utilizado em vários segmentos. Para exemplificar, podemos mostrar a funcionalidade do Pix Quality na inspeção de qualidade de talheres inox. Com uma tecnologia baseada em machine learning, que utiliza uma câmera RGB e um sistema de iluminação para identificar arranhões, desníveis ou qualquer outro defeito.


Um segundo exemplo da alta tecnologia utilizada pela Pix Quality é a especificação de reflectância de tubos de aço inox. A moderna tecnologia permite medir e classificar a reflectância bidirecional em peças de tubo de aço Inox.


Para isso, são utilizadas câmeras RGB e uma fonte de luz difusa. Assim, promovendo a especificação das peças de acordo com seu grau de reflectância. Ou seja, é possível medir com maior eficácia, menor custos e em menos tempo a qualidade de um produto por meio do Pix Quality.


Se você quer saber mais sobre o Pix Quality e como ele pode ajudar sua empresa na inspeção de qualidade de produtos, preencha esse formulário abaixo e converse com a gente!