O potencial da Indústria 4.0


O grupo VITRONIC GmbH gerou uma receita de 172 milhões de euros em 2017 e é líder mundial em visão computacional. A seguir, apresentamos uma entrevista com o seu CTO, Heiko Frohn, onde importantes questões sobre a 4ª revolução industrial são respondidas.


A indústria 4.0, e suas específicas áreas de atuação, são um dos principais assuntos entre engenheiros nos dias atuais. Qual o papel da visão computacional neste setor?

Estamos percebendo que, além da tendência de fábricas digitais inteligentes, há um crescimento na procura por expertise em processos e qualidade de dados. Por esta razão, a visão computacional alcançou tamanha importância. Não há, atualmente, outra tecnologia de sensores capaz de contribuir com este desenvolvimento da mesma forma que a visão computacional.


Com o crescimento da digitalização de processos industriais, cresce também a demanda por visão artificial inteligente?

De acordo com um recente relatório da Associação Industrial Alemã VDMA, o mercado de visão computacional na Alemanha alcançou um crescimento no total de vendas de 2.6 bilhões de euros em 2017, e uma grande porcentagem deste valor teve como responsável a indústria automotiva. Estamos percebendo uma perspectiva de crescimento muito positiva. A indústria espera um crescimento de até 10% em vendas neste ano.


Quais são as vantagens da visão computacional para a indústria automotiva?

Sistemas de visão computacional modernos têm uma função vital na indústria automotiva em relação à automação e a quality assurance. Por esta razão a durabilidade e a facilidade de operação tem fundamental importância. Os sistemas também devem possuir fácil integração, devido aos prazos curtos causados pelo aumento de demanda, como, por exemplo, nos sistemas de produção de baterias para carros elétricos.


Quais outras inovações você espera ver na indústria da visão computacional?

O crescimento na padronização irá conectar um processo ao outro de forma mais próxima e fazer com que a otimização de processos orientados por dados seja possível. Tecnologias de visão computacional e automação, em conexão com machine learning, oferecem diversas novas opções para que a criação de conceitos inovadores, como as smart factories, tornem-se realidade.


A Pix Force

A Pix Force atua em diversos segmentos industriais utilizando tecnologias e métodos de Visão Computacional para oferecer soluções para a Indústria 4.0. A Visão Computacional permite que máquinas sejam capazes de enxergar e interpretar, de forma automatizada, rápida e precisa, imagens e vídeos, otimizando e reduzindo falhas de processos que utilizam a visão humana.


Aliando o uso dos Sistemas de Visão à Machine Learning e Inteligência Artificial, fornecemos a nossos clientes a possibilidade de controle em tempo real de diferentes parâmetros de qualidade em processos industriais, coletando dados e processando-os para, sem intervenção humana, alertar sobre anormalidades, criar relatórios de desempenho, monitorar tendências, entre outros. No link a seguir, apresentamos um de nossos cases a respeito da aplicação de Visão Computacional em uma linha de produção da indústria do tabaco, ilustrando a importância da aplicação desta tecnologia em âmbitos industriais.


#visãocomputacional #InteligenciaArtificial #indústria40 #pixforce #machinelearning