Indústria mineral e visão computacional: um encontro possível?


A indústria mineral agora tem uma solução capaz de ajudar a resolver grande parte de seus problemas. A capacidade das máquinas de realizarem operações cada vez mais complexas já é uma realidade estabelecida no mercado. É o caso da visão computacional, ramo da Inteligência Artificial (IA) que tem revolucionado diferentes setores através da identificação e processamento de imagens de forma mais avançada que a visão humana.


Através da incorporação da tecnologia, a análise de informações úteis pode ser realizada de forma mais segura, precisa e barata do que o trabalho manual, inclusive no setor da indústria mineradora.


A Deeptrack, solução desenvolvida pela Pix Force em parceria com a Eneva, segue a tendência de incorporação de tecnologias disruptivas pelo mercado, aumentando a eficiência da logística realizada por correias transportadoras.


A inspeção manual do transporte realizado pela indústria mineradora é considerada ineficiente e inviável, afinal, trabalhadores são submetidos a ambientes extremos para observarem correias que chegam a atravessar cidades. Além de demandar muito tempo, a inspeção manual não é capaz de revelar informações precisas que podem evitar falhas técnicas.


É o caso do superaquecimento dos rolos que compõem as correias transportadoras, problema técnico que pode ser responsável por paradas inesperadas que dificilmente seriam identificadas pelo monitoramento manual. Através da visão computacional, o processamento rápido de imagens permite que equipes de manutenção atuem com mais segurança e eficiência, diminuindo consideravelmente os riscos para a cadeia logística.


Uso de drones na indústria mineral


A tecnologia desenvolvida pela Pix Force é capaz de processar as imagens captadas por drones, transformando-as em relatórios que serão avaliados posteriormente pela equipe responsável pela operação logística.


As aeronaves são equipadas com sensores infravermelho e RBG que captam as temperaturas individuais e a localização georreferenciada de cada rolo das correias transportadoras. A tecnologia também atua no processamento de imagens captadas por câmeras fixas, provando sua adaptabilidade de acordo com o cenário em que os trabalhos serão realizados. 


A aplicação da visão computacional no setor de mineração possibilita o foco na manutenção preditiva, afinal, o uso dos drones antecipa deficiências na cadeia logística, otimizando o setor produtivo. Gastos com manutenção e paradas inesperadas já são responsáveis por grande parte dos custos operacionais em diferentes segmentos.


Na indústria mineral, a cadeia logística também conta com riscos para a saúde dos trabalhadores envolvidos, que precisam enfrentar condições severas e de alto risco para a realização manual das inspeções. Ao incorporar soluções tecnológicas, o setor garante mais segurança e agilidade aos processos.


Segundo levantamento realizado por uma das empresas atendidas pela Pix Force, roletes com defeitos são a segunda maior causa de falhas em correias transportadoras. A análise apontou que das 325,5 horas em que as correias permaneceram paradas, 169 estavam ligadas a princípios de incêndio, o que comprova a necessidade do monitoramento da temperatura individual de cada rolo.


Tecnologia acessível


A análise de imagens já foi conhecida como um processo caro e de difícil acesso, mas a incorporação de novas tecnologias têm mudado o cenário com cada vez mais agilidade. O uso da IA aplicada à visão computacional em diferentes segmentos já é uma realidade, sendo apontada como uma das principais soluções para problemas enfrentados na cadeia produtiva.


Pesquisas já apontam a adoção da visão computacional como iniciativa capaz de aumentar a receita de diferentes setores, economizando tempo e dinheiro nas operações. A capacidade de máquinas de interpretarem imagens ou reagirem ao que “enxergam” atua diretamente no corte de custos e ganho de eficiência, aumentando a produtividade e a segurança das operações.


Nos últimos cinco anos, a tecnologia ganhou espaço e pôde apresentar toda sua potência para transformar a captação e interpretação de informações, se consolidando como alternativa completamente viável.


Fundada em 2016, a Pix Force tem atuado no desenvolvimento de tecnologias altamente eficientes, com soluções precisas e de baixo custo. Através da Deeptrack, equipes técnicas podem tirar o foco das inspeções manuais, atuando de forma mais segura e prática. Os drones podem ser operados com facilidade, sem a necessidade de conhecimentos sobre pilotagem ou a contratação de equipes especializadas.


Outra vantagem da solução é a possibilidade de se obter relatórios históricos que apontam o desempenho de cada rolete das correias transportadoras. A equipe responsável pela manutenção pode identificar quais trechos apresentam problemas com mais frequência, tendo acesso aos vídeos das missões em sua totalidade.


Atuação direta no uso de correias transportadoras


A Inteligência Artificial (IA) aplicada à visão computacional tem possibilitado uma verdadeira revolução no processo de captação e análise de vídeos, oferecendo soluções para setores que enfrentam grandes desafios. É o caso da logística na indústria mineradora, que precisa atuar com a ajuda de quilômetros de extensão de correias responsáveis pelo transporte de insumos e matéria-prima.


De acordo com análise da Gartner, empresa especializada em consultorias e pesquisas no campo tecnológico, até o final de 2024, 75% das empresas deixarão a fase piloto para operacionalizar de vez o uso da Inteligência Artificial seus processos. A tendência reflete a confiabilidade da tecnologia, que deve atuar no fornecimento de dados e informações para que gestores tomem decisões mais assertivas e estratégicas.


Apesar de serem essenciais para o setor de mineração, as correias transportadoras apresentam desafios importantes. Inspeções precisam ser realizadas em condições severas e de alto risco, sem contar a rapidez necessária para o controle de incêndios causados pelo superaquecimento dos rolos.


A visão computacional surge como aliada das operações logísticas, viabilizando o avanço da indústria mineradora. Através da inovação, tecnologias já são capazes de superar a visão humana, elevando a indústria a um novo patamar produtivo.


#visãocomputacional #InteligenciaArtificial #tecnologia #pixforce #deeptrack #drone #mineracao