Linhas de transmissão: A expansão no Brasil e seus desafios


O sistema brasileiro de linhas de transmissão elétrica está em constante expansão. De acordo com estudos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), só em 2020 foram concluídos 6.159,34 km do total de novas linhas a nível nacional, aumentando o alcance das mesmas em 15 estados. Elas são as responsáveis pelo escoamento da energia elétrica gerada nas usinas para alimentar o Sistema Interligado Nacional e da correta manutenção e extensão delas depende o fornecimento ininterrupto de energia elétrica em todas as regiões do País. 


A transmissão, em si, possui o papel fundamental de integração entre as fontes de produção e consumo. Esse processo consiste, fundamentalmente, em levar a energia gerada, por meio de linhas de transmissão de alta voltagem, até os pontos de conexão das redes das distribuidoras, que disponibilizam a energia para o consumo da população. Mas você já sabe quais são os prospectos de expansão nacional de linhas de transmissão nos próximos anos e quais são os seus desafios?

Linhas de transmissão: A expansão no Brasil e seus desafios

Linhas de transmissão: A expansão no Brasil e seus desafios


As redes nacionais de transmissão 

As redes nacionais de linhas de transmissão elétrica são extensas e bastante intrincadas, já que abarcam as dimensões continentais do Brasil, a dispersão das fontes de produção e as grandes distâncias entre os principais centros de carga. Essas redes de linhas que se espalham por todo o  território nacional fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com estimativas recentes, este sistema está composto por mais de 160.000 km de linhas.


Atualmente, este setor possui uma estimativa de investimento de R$119bi—de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)—,executada via leilões (ou licitações) efetivadas pela ANEEL, as quais visam proporcionar novas concessões para prestação de serviço público de energia elétrica. Com isso, estima-se que a extensão da rede de transmissão brasileira passará de mais de 160.000 km em 2020 para 184.054 km em 2025.

No ano passado, a Bahia foi o estado com a maior quilometragem concluída de linhas no país, com a adição de 1.428,5 quilômetros de extensão, segundo a ANEEL. 

Por que é importante a expansão das linhas de transmissão?

O setor de transmissão é fundamental para a economia brasileira, e a sua expansão é extremamente necessária para o aprimoramento do fornecimento de energia. O principal motivo da necessidade de expansão da capacidade de transmissão é garantir que o sistema tenha recursos suficientes para satisfazer a demanda total esperada ao menor custo possível durante um período de planejamento, levando em conta as incertezas relacionadas, tais como perfil de demanda e desenvolvimento, geração e localização da demanda de fornecimento, atendendo aos requisitos de confiabilidade.

O setor de transmissão é fundamental para a economia brasileira

O setor de transmissão é fundamental para a economia brasileira


Desafios atuais da expansão das linhas de transmissão

Contudo, este sistema ainda está longe de abranger todo o território nacional. A dificuldade deste problema decorre da necessidade de equilibrar os requisitos de economia e confiabilidade do sistema concorrente, especialmente as interconexões regionais. A fim de reduzir o risco de múltiplas contingências, conciliar economia com confiabilidade normalmente requer opções técnicas e a necessidade de rotas de linhas de transmissão alternativas.


As crescentes restrições socioambientais, que limitam a disponibilidade de faixas de passagem e o fornecimento de locais de subestações, especialmente na região amazônica e nos principais centros de carga, são outra fonte de dificuldade do sistema de transmissão.

Desafios atuais da expansão das linhas de transmissão

Desafios atuais da expansão das linhas de transmissão


Além da necessidade de supervisão, que é de responsabilidade da ANEEL, a multiplicidade da capacidade de transmissão, de várias origens e características corporativas, requer um esforço contínuo de planejamento por parte da ONS, desde o processo do projeto até a execução do sistema.


Você se interessou pelo assunto? Acesse www.pixgrid.ai e saiba mais.

#brasil #setoreletrico #linhasdetransmissão #inovação #economia #energiaelétrica #futuro