Linha de produção industrial: o que é e como otimizar?

Uma linha de produção industrial é a configuração de um processo de produção que contém uma série de etapas. A cada etapa se executa uma operação, que aproxima o item do seu estágio final, o de um produto acabado. É a linha de produção industrial, então, que possibilita a fabricação de diversos produtos, em diversos tipos de produção.


O processo de fabricação usa diversos métodos, operações, maquinarias e trabalho para transformar um material bruto num produto finalizado. Com a otimização, é possível reduzir gastos, melhorar a qualidade da produção e dos produtos, aumentar a competitividade e melhorar o fluxo das mercadorias.


LEIA TAMBÉM:




Tipos de linhas de produção

O processo de produção envolve a criação de um produto ou serviço, e existem diferentes tipos de linhas de produção e processos de fabricação. Alguns exemplos seguem abaixo:


Produção em lotes


Nessa produção, os itens são feitos num lote. Por exemplo, 1200 doces que passam por 6 etapas de produção juntos, cada uma levando-os ao ponto de chegada final, onde se tornam um produto final. O número de lotes que serão criados são definidos de acordo com a necessidade particular de algum cliente.


Entre as produções de cada lote, o equipamento será limpado, e fica parado antes que outro lote seja necessário. A fábrica ou o equipamento podem ser capazes de produzir uma alta quantidade de determinado produto, mas a necessidade do cliente pode ser menor do que sua capacidade, o que faz a produção ocorrer em lotes.


Produção em massa (contínua)

A produção em massa, ou contínua, funciona 24/7, ou seja, o tempo todo. É uma produção repetitiva, que cria o mesmo produto numa linha de produção em massa, algo bem comum na indústria automotiva, de eletrônicos, semicondutores e bens duráveis.


Esse tipo de produção é ideal para essas indústrias, pois a demanda do consumidor pelo produto final é estável e previsível. Assim, a linha de produção industrial permanece razoavelmente constante, com poucas mudanças, e o produto é feito durante certo período de tempo.


Produção ou fabricação discreta


É semelhante à produção em massa, pois é uma produção que ocorre nas linhas de produção. Todavia, os produtos feitos nesse processo variam de maneira significativa. Assim, quando há uma mudança nos modelos dos produtos a serem feitos, a configuração da linha de produção precisa ser alterada.


Essa mudança traz custos na forma de tempo, trabalho e recursos.Por exemplo, na indústria de computadores, além da tecnologia se desenvolver a um ritmo constantemente rápido, às demandas dos consumidores são personalizadas, e demandam uma customização em massa.


Portanto, o processo de fabricação de novos computadores vai precisar de modificações na linha de produção, que por sua vez necessitam dos componentes eletrônicos mais recentes no mercado.


Como otimizar a linha de produção industrial


É possível otimizar a linha de produção industrial de diversas formas, inclusive usando as tecnologias da indústria 4.0, como a Internet das Coisas. Portanto, ter um conhecimento aprofundado da linha de produção é importante para saber como otimiza-la.


Existem alguns aspectos importantes na otimização, mas o primeiro passo é entender o que se quer otimizar.


As etapas da otimização


Para o caso de mais de uma linha de produção, é necessário determinar em qual delas se vai fazer melhorias. É possível fazer isso de duas maneiras. A primeira é de acordo com a linha de produção que está causando mais problemas. A segunda, de acordo com a simplicidade no processo da linha de produção. Ou seja, qual linha de produção é a mais fácil de compreender.


Depois de definir isso, o processo ocorre da seguinte forma:


Mapear o processo de produção


O mapeamento da produção é um diagrama exibindo os passos do processo de produção. Normalmente, ele já é conhecido pelos fabricantes ou pela empresa. No caso de precisar ser feito, é importante envolver as pessoas que participam do processo, para que o mapeamento seja feito com precisão;


Determinar o ponto de otimização


Depois de mapear a linha de produção e compreender suas etapas e funcionamentos, é a hora de definir o objetivo da otimização. O que deve ser melhorado? Alguns exemplos: reduzir o número de paradas em 20%, aumentar a efetividade geral do equipamento em 5%, ou reduzir o consumo de energia em 10%; quanto mais preciso e mensurável, melhor.


No uso de tecnologia e dados, o próximo passo é definir quais dados são necessários para compreender melhor o problema. Por exemplo, se o objetivo é aumentar a efetividade geral do equipamento em 5%, é necessário entender qual é a efetividade geral atual;


Propor melhorias


Após mapear a produção, identificar os problemas e determinar o objetivo da otimização, é necessário pensar nas possíveis soluções; assim, chega o momento de se discutir quais melhorias são possíveis e acessíveis para se chegar ao objetivo definido anteriormente.


Nessa etapa, a equipe discute o que pode ser otimizado de maneira a evitar uma interrupção prolongada da linha de produção. Depois das soluções propostas, se escolhe a que atende melhor aos requisitos da otimização, e então se define um planejamento e um prazo para implementar sua realização.


Controle


Monitorar o processo de otimização é crucial para que ela ocorra como previsto e desejado. Nessa etapa, diferentes medidas são usadas para checar se as otimizações feitas alcançaram o resultado que se buscava.


É possível que a solução encontrada anteriormente precise de ajustes, e portanto é importante preparar a equipe para lidar com adversidades e adaptações no processo de otimização.


Fatores importantes no processo de decisão

Existem alguns fatores que são importantes na hora de decidir como otimizar sua linha de produção industrial:

  • Recursos disponíveis: É necessário avaliar se você tem o tempo e o dinheiro necessários para lidar com diferentes redes de fornecimento, para o caso de criar novas linhas de produção;


  • Prioridades organizacionais: O foco da melhoria deve ser definido; ele será no design do produto, no custo para fazê-lo ou na efetividade das operações? Esses pontos devem ser analisados com cuidado e precisão;


  • Objetivo da otimização: A otimização é para aprimorar linhas de produção existentes ou para adaptá-las para novas necessidades? Às vezes, é melhor apenas otimizar uma rede de fornecimentos ou linha de produção no caso da fabricação de novos produtos; em outras ocasiões, a melhor alternativa é adicionar uma nova rede de fornecedores parceiros, para assim otimizar a qualidade e eficiência do novo produto;


  • Fornecedores: A rede de fornecedores é vital para a sua linha de produção industrial; portanto, é importante compreender quais são os fornecedores do mercado, sua reputação, seu método de trabalho, seus prazos, capacidade comunicativa e a qualidade das matérias primas; na fabricação, há mais de um componente envolvido, portanto é importante garantir a qualidade dos diferentes componentes que fazem parte do processo;


  • Necessidades do mercado: O objetivo da empresa ou fábrica é sempre atender uma demanda existente, e que traga uma receita satisfatória; ou seja, que traga lucros, tendo um custo menor na produção, e uma boa venda; para otimizar esse processo, é importante analisar essa demanda, e assim evitar uma superprodução de mercadorias;


  • Atualizar a linha de produção: A tecnologia se desenvolve cada vez mais rápido, e é importante se atentar a isso para manter a competitividade no mercado; tornar a linha de produção mais atual, com o uso de tecnologias da indústria 4.0, como a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, é algo que pode fazer uma grande diferença no processo de produção de maneira geral.

  • Esses processos e tecnologias podem ajudar, inclusive, a recolher dados importantes acerca dos processos produtivos, indicando assim onde há problemas, e apontando os locais onde se poderia fazer uma otimização na linha de produção;


  • Consistência e qualidade: A otimização busca uma redução nos custos e até no tempo da produção, caso necessário, mas jamais deve reduzir a qualidade; por isso, manter um bom padrão dos produtos é necessário para se prezar a qualidade da produção, sendo importante analisar e acompanhar cada etapa do processo de produção.

  • Como dito anteriormente, cada etapa e componente faz parte de algum percentual do produto final, que é a soma dessas partes; cada uma delas, portanto, deve ser mantida na melhor qualidade possível;


  • Definir metas e monitorá-las: Não há como otimizar a linha de produção industrial sem antes identificar qual ponto será otimizado, a maneira como isso será feito, a solução proposta e a eficácia de sua implementação.

  • As metas, portanto, devem ser bem definidas e precisas, mensuráveis e relevantes para o contexto da produção, e devem ser acompanhadas durante o processo de implementação; além disso, os membros da equipe e do processo devem saber quais são essas metas, podendo assim contribuir com o processo de otimização.


  • Atenção: Se manter atento e consciente sobre todos os aspectos é a chave para a questão; dos fornecedores às etapas da linha produtiva, da qualidade do produto à qualidade dos componentes, da disponibilidade de novos fornecedores e produtos às necessidades do mercado, o conhecimento dos diferentes fatores é o que traz um maior poder e capacidade para lidar com os objetivos e adversidades da otimização da linha de produção.


Conclusão

A busca constante pela otimização da linha de produção industrial é uma forma de se manter competitivo no mercado, com uma boa qualidade de produção.


Além disso, é uma forma de reduzir custos operacionais, assim como solucionar problemas envolvidos na linha produtiva em si.


Identificar esses problemas, propor soluções e acompanhar a otimização é a chave para que ela ocorra da maneira desejada, alcançando assim uma melhoria no processo produtivo.

A Pix Force tem o produto para otimizar a produção de sua empresa, te ajudando a otimizar seus processos e mantendo a qualidade do seu produto. Entre em contato com a gente e conheça o Pix Quality, um produto voltado exatamente para a qualidade da sua produção!



4 visualizações