Inventário de estoque através da inteligência artificial: saiba como fazer!

Inventário de estoque através da inteligência artificial: saiba como fazer!

Fazer um inventário de estoque da existência de bens ou materiais detidos pela sua empresa significa contar as quantidades armazenadas (número de peças, quilos, litros). Sendo assim, os processos que envolvem distribuição, compra e venda são facilitados se o inventário estiver em ordem. Então, é possível fazer um inventário de estoque de forma simplificada através da tecnologia e inteligência artificial?

Antes de responder, precisamos partir do início. Se o inventário de estoque estiver bem contabilizado e organizado, é mais fácil corrigir possíveis erros durante a contagem. Além disso, permite maior velocidade de produção, uma vez que a contagem de produtos físicos demanda tempo e uma equipe preparada.

Para isso, o mercado atualmente disponibiliza softwares e hardwares modernos para solucionar os problemas de inventário de estoque. Mas é possível ir mais a fundo e realizar o inventário de estoque de maneira mais rápida e muito mais eficiente.

 

Dentre as muitas opções, as soluções tecnológicas que utilizam Inteligência Artificial e Visão Computacional tem se mostrado mais eficientes. Você quer saber como? Leia este texto!

Organize-se antes de fazer um inventário de estoque

A responsabilidade pelo inventário de estoque é da administração da empresa. A operação pode ser sensível porque o valor das ações impacta o valor patrimonial da empresa (o total do balanço contábil), mas também o seu resultado (o lucro ou prejuízo registrado na demonstração do resultado).

Quanto maior o valor dos estoques, maiores serão as consequências de uma avaliação errônea, daí a importância de realizar adequadamente o inventário físico dos estoques.

Consoante a sua atividade, as empresas podem deter em estoque:

  • Matérias-primas (materiais utilizados no processo de fabricação de uma atividade de transformação);
  • Produtos semi-acabados (produtos transformados para entrar no ciclo de fabricação de outro produto);
  • Trabalho em andamento (produtos cujo ciclo de desenvolvimento não está completo no momento da contagem do estoque);
  • Bens (produtos comprados e revendidos sem transformação);

Todas estas ações, propriedades da empresa, têm um valor preciso no momento em que são contabilizadas. A valorização do estoque é o ato de gestão que estabelece esse valor.

O procedimento de contagem de estoque por meio de softwares

Quando se trata de fazer uma boa gestão de estoque, sempre há muitos problemas, vários dilemas e tantas dificuldades. Não basta ter uma boa experiência ou um conhecimento aprofundado do setor: também é necessário ter as ferramentas certas que podem facilitar toda a tarefa.

São sistemas criados especificamente para ajudar a monitorar o estoque e todas as ações relacionadas a ele. Não se deve pensar que são sistemas automáticos que fazem o trabalho para a equipe. Pelo contrário, devem em qualquer caso ser utilizados da forma correta para obter os benefícios desejados.

Esses programas são capazes de rastrear de forma abrangente os níveis de estoque, entregas, vendas, receitas, pedidos, quem foi tratado e muito mais. Implementar tal infraestrutura tecnológica em sua fábrica corporativa não é tão difícil quanto pode parecer inicialmente.

Muito pelo contrário: fazê-lo é fácil, também devido ao constante desenvolvimento dos próprios programas. São acessórios que se adaptam muito bem a qualquer tipo de negócio, desde as mais pequenas até às empresas com um pessoal particularmente grande.

Soma-se a isso outro fator a ser considerado: o custo. Esses produtos não têm preços elevados e ao mesmo tempo podem ser considerados um investimento com retorno do investimento praticamente garantido.

Graças ao uso dessas ferramentas, será de fato possível evitar os erros clássicos decorrentes de uma gestão clássica e anacrônica de estoques em armazéns, verificando a presença de produtos, suas localizações, a compreensão de várias informações adicionais, etc.

Simplificando o inventário de estoque

A principal vantagem de informatizar um processo é melhorar a produtividade e, portanto, reduzir custos, ou melhorar a qualidade do serviço oferecido. Com relação ao gerenciamento de estoque, é possível usar a tecnologia para simplesmente acelerar a manutenção de registros ou mudar para um sistema completo de estoque em tempo real, conforme necessário.

As empresas que têm grande estoque para gerenciar e alta rotatividade de produtos geralmente favorecem o que é chamado de sistema de estoque perpétuo. Esse tipo de sistema rastreia vendas e pedidos em tempo real, atualizando a contagem de estoque a cada transação. É aqui que os benefícios da informatização são mais evidentes.

Um sistema de gerenciamento de estoque computadorizado fornece níveis de estoque em tempo real. Esta confiança reforçada na realidade dos estoques atuais permite rever em baixa os níveis de estoque mínimo e obter ganhos financeiros imediatos. Isto permite-lhe também beneficiar de uma melhor capacidade de antecipação e da possibilidade de renegociar as condições de fornecimento com os fornecedores.

Mesmo que haja um sistema de inventário permanente, contagens físicas regulares são obrigatórias para garantir que os registros de inventário sejam precisos. Um dos maiores benefícios de um sistema de inventário computadorizado é que ele permite uma contagem mais rápida e precisa.

É mais fácil digitalizar códigos de barras ou códigos QR do que anotar números de estoque manualmente ou folhear páginas de folhas de inventário procurando o item certo. Isso também significa que não há mais a necessidade de transferir esses números manualmente para um software de contabilidade ou banco de dados de inventário, eliminando outra fonte de possíveis erros e horas de entrada de dados.

Porém, o uso da visão computacional e tecnologias que utilizam da inteligência artificial são opções ainda mais eficientes para um inventário de estoque feito de forma otimizada, simplificando todo o processo.

Solução definitiva para seu inventário de estoque!

A Pix Force é uma startup que está à disposição para ajudar nos processos e procedimentos da sua empresa através do uso de uma alta tecnologia de contagem em grande escala de forma ágil e objetiva!

Utilizando os métodos mais modernos do mercado atual, um dos produtos da empresa, o Pix Counter, oferece soluções para simplificar seu inventário de estoque para que você e sua empresa tenham o maior aproveitamento dos seus itens/produtos!

Seja no setor logístico ou industrial, o inventário de estoque é uma atividade difícil e de extrema importância. Principalmente por meio da contagem manual, são muitos os desafios que podem dificultar a precisão das informações analisadas. A falta de eficiência, certamente, resulta em maiores custos.

Justamente pensando nisso, a Pix Force desenvolveu um produto para realizar a auxiliar no inventário de estoque, contando o número de produtos em segundos, identificando todos os itens de forma quase instantânea.

Para isso, o software Pix Counter, utilizando câmeras fixas ou aplicativos de celular com abordagem de inteligência artificial, permitindo a contagem instantânea de produtos, que podem auxiliar para a contagem no inventário de estoque. Com a tecnologia deste produto, o seu processo de contagem de inventário fica mais rápido, prático e preciso.

Independente de qual seja sua empresa ou quais produtos estejam em seu estoque, a Pix Force pode adaptar o Pix Counter para as necessidades do seu inventário de estoque.

Por fim, o Pix Counter é uma ótima opção para reduzir custos em inventários e otimizar tempo de trabalho, oferecendo ótimas soluções baseadas em inteligência Artificial com suporte dos melhores profissionais!

Quer saber mais? Preencha o formulário e converse com a gente!

Compartilhe este artigo:

Artigos Relacionados