Inteligência Artificial e gestão de empresas: como isso funciona?

Você já ouviu falar em inteligência artificial? Saiba como as máquinas têm capacidade de operar e aprender como as pessoas e como ela pode auxiliar na gestão de pessoas, continue lendo o conteúdo abaixo.


LEIA TAMBÉM:



O que é inteligência artificial?


A inteligência artificial é a ciência de tornar as máquinas inteligentes, usando algoritmos para permitir que os computadores resolvam o problema que costumava ser resolvido apenas por humanos. Essa inteligência potencializa alguns mecanismos, como:

  • Compra online;

  • Mecanismo de pesquisa;

  • Assistentes digitais;

  • Otimização do tempo humano.

As possibilidades da inteligência artificial são infinitas desde a prevenção de fraudes até o desenvolvimento de novas estratégias para lidar com as mudanças climáticas. As máquinas pensam através de métodos simples e lógicos que são chamados de algoritmos.


O que são os algoritmos?


Algoritmos são as linhas de códigos que os programadores escrevem para que qualquer software funcione, como, por exemplo, o botão de pause e play de um vídeo.


As tecnologias de hoje são extremamente eficientes na análise de grandes quantidades de dados para aprender e completar uma tarefa específica.


Inteligência artificial aplicada à gestão de pessoas

A gestão de pessoas e a inteligência artificial combinam com as atitudes humanas, que é a possibilidade de desenvolver a criatividade, unidos a algumas competências, como a capacidade analítica profunda da inteligência.


A inteligência artificial poderá disponibilizar a receita perfeita com relação ao homem e as máquinas, unindo o que há de melhor entre a humanidade e a tecnologia.


Com essa tecnologia, ela pode fazer com que a máquina se adapte a forma em que os humanos passam a produzir, se ela for bem ensinada, a empresa terá uma boa gestão financeira startup.


Como essa inteligência pode ajudar o RH?


Essa modalidade de seleção tem sido muito utilizada para romper a barreiras de distância que às vezes a empresa tem com o local do candidato.

Esse robô irá ajudar ativamente no processo seletivo, reduzindo o tempo e aumentando na seleção, ou seja, na precisão.


Muitas das vezes as empresas oferecem cursos para a melhoria do conhecimento do funcionário, essa inteligência poderá até ajudar o candidato a estudar, por exemplo um curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia.

  1. Vantagens dessa tecnologia

Além da redução do tempo, ela consegue alcançar uma base mais ampla de candidatos.

Uma das formas mais conhecidas de utilizar essa inteligência em processos seletivos, é por meio do chat bot.

  1. Chat bot

Nada mais é do que um robô que vai conversar com o candidato via chat online, na entrevista inicial. Assim, não sendo mais o recrutador que fará a ligação para tirar dúvidas, e sim o robô.


Esse robô passará a analisar o pré-requisito do candidato, sendo programado por linguagem informal, podendo atingir um público maior.


Se ele for bem instruído, poderá atingir até mesmo os conhecimentos que uma pessoa que fez o curso de gestão de recursos humanos possui.


Por que a inteligência artificial é importante na empresa?

Para empresas comprometidas com os dados, principalmente na tomada de decisões, o aumento de deles se tornará um benefício, será a matéria-prima para uma análise aprofundada, que promoverá melhoria nas operações comerciais.


As empresas não podem capitalizar esses armazenamentos de dados, sem a inteligência artificial, ela desempenha um papel simbólico no sucesso comercial.


É possível processar grandes dados que identifica padrões e correlações, que podem dar às empresas uma vantagem competitiva, a capacidade da inteligência artificial de fazer previsões significativas, requerendo dados de alta qualidade e grandes quantidades.


Essa inteligência é estratégica, por isso é tão importante para as empresas, o dinamismo dos negócios é tão extremo que os humanos não conseguem mais administrar sem inteligência artificial.


Isso trará um desenvolvimento em todos os setores da empresa, até mesmo em uma gestão de marketing e branding, que é a área de divulgação do produto.


O maior impacto da inteligência artificial nos negócios, decorre da capacidade de automatizar e aumentar os trabalhos que são feitos por seres humanos.


Analisando grandes volumes de dados, ela apenas não automatiza as tarefas, mas gera a maneira mais eficiente de concluir seus afazeres que é ajustando os fluxos de trabalho em tempo real.


Além de disponibilizar todos esses benefícios, ela será utilizada também como um segurança ataque de hackers na internet, por isso é fundamental a sua utilização dentro de uma organização.


3 visualizações