Entenda o que são os KPI's na Agricultura e como eles otimizam a gestão agrícola



Existe uma máxima dentro da área de administração muito conhecida que diz o seguinte: “só é possível gerenciar aquilo que se consegue medir“.

Esta famosa frase representa a importância de utilizarem-se indicadores de desempenho.

Os KPIs não são utilizados somente no gerenciamento de grandes empresas ou processos complexos, estes indicadores têm ganhado espaço em todos os setores, proporcionando melhorias e ótimos resultados.

E hoje vamos mostrar as aplicações desses KPIs na agricultura.


Assim como diversos outros setores, a agricultura recebeu muito bem estes indicadores-chave, que possibilitaram monitoras processos de maneiras nunca antes imaginadas e alcançar resultados extremamente satisfatórios. Diversos produtores agrícolas já têm aplicado em suas plantações estas mais novas tecnologias e técnicas de gestão.


A utilização de benchmarking associado aos indicadores de desempenhos (KPIs) com foco no aperfeiçoamento e na melhoria de processos agrícolas, tem se tornado um dos grandes saltos tecnológicos da agricultura de precisão.


Neste post vamos apresentar o que são KPIs, como podem ser aplicados na agricultura e quais são as vantagens que a sua utilização pode proporcionar.


Confira a seguir e aprenda como aumentar a sua produtividade agrícola e manter um elevado padrão de qualidade!


O que é KPI?

KPI é um acrônimo do inglês Key Performance Indicator, que em português pode ser chamado de Indicador-Chave de Performance. KPIs são métricas que demonstram a eficiência da empresa ou de determinado processo, independendo da área ou finalidade.

Explicando de maneira simples, eles ajudam uma empresa ou empreendimento a definir e alcançar seus objetivos.


Quando os gestores analisam a missão de seu negócio, identificam suas potenciais forças e fraquezas e definem os objetivos a serem alcançados, é necessário medir e acompanhar o progresso da empresa para alcançar os objetivos. Desta forma temos os nossos KPIs.


Estes indicadores são constantemente utilizados em diversos níveis da cadeia produtiva para avaliar se as metas estão sendo alcançadas. No caso da agricultura podem ser utilizado desde o plantio até o controle da qualidade da colheita.


Os KPIs na agricultura podem ser utilizados com foco na produção total ou simplesmente para o controle de processos, atividades ou determinados setores. Permitindo análises, criação de estratégias, desenvolvimento de planos de ação e a busca constante por melhoria contínua.


Por que utilizar KPIs na agricultura?

Quando utilizados, os KPI's na agricultura permitem o controle do consumo de insumos, avaliação e controle da produção e monitoramento dos custos de operação. Podemos dividir os indicadores-chave agrícolas de acordo com seu impacto nas atividades e na produtividade, desta forma podemos chegar as seguintes categorias:

  1. KPI's com foco no ganho de produtividade e lucro: indicadores para acompanhamento da produção permitem detectar gargalos no processo produtivo e implementar melhorias. O resultado é uma plantação com elevada produtividade e ganhos progressivos no lucro.

  2. KPI's de consumo de mão de obra e tempo ocioso: forma de monitorar o emprego da mão de obra, permitindo diminuir o tempo de funcionários parados e conseguir estabelecer colaboradores ideias para cada função.

  3. KPI's estratégicos para a tomada de decisões e gestão do negócio: indicadores para análise macro de todo o negócio, são eles os responsáveis pelas decisões estratégicas e definições gerenciais.

É fundamental que os gestores acompanhem estes indicadores continuamente, utilizando também briefings semanais para assim conseguir-se melhor gestão da plantação e de todo o negócio. A utilização de KPIs é uma faz melhores formas de alcançar um negócio mais rentável, ou seja, aumentar os lucros e a produtividade.


Indicadores-chave mais utilizados na agricultura

Podemos dividir os indicadores mais utilizados pelos produtores agrícolas em KPI's de produtividade, administrativos e financeiros. Os mais comuns são:


KPI's de produtividade:

  1. Taxa de aumento da produção

  2. Potencial estimado de produção

  3. Uso de fertilizante por área

  4. Consumo de água x produção

KPI's de administração:

  1. Idade da plantação

  2. Quantidade plantas por hectare

  3. Número total de plantas

  4. Taxa de ocupação

  5. Eficiência da utilização de mão de obra

KPI's financeiros:

  1. Acompanhamento do ganho dos acionistas

  2. Rentabilidade

  3. Monitoramento do fluxo de caixa

  4. Evolução dos investimentos

  5. Custos fixos x Custos variáveis

Como vimos, os indicadores são essenciais para o acompanhamento do negócio e definição e acompanhamento de objetivos e metas a serem alcançadas. Os KPIs são a forma mais confiável de se representar o desempenho atual da plantação, mantendo um histórico da evolução ao longo do tempo.


Continue acompanhando o nosso blog e compartilhe qualquer dúvida nos comentários!