Drones em ação: potencialidades da automatização


O potencial de ganhos embutidos em dados gerados em processos de energia é promissor e deve ter ainda mais relevância no futuro. Este futuro já chegou para vários agentes do setor, como o uso de drones: uma ferramenta que diversas empresas podem se beneficiar em termos de produtividades, transparência e eficiência energética. Saiba mais!


Como os drones podem melhorar suas operações?

O uso de drones oferece inspeções seguras e eficientes, além de ajudar a coletar dados para empresas em todo o setor de energia. Pilotos treinados e analistas de dados experientes usam tecnologia através de drones para reduzir drasticamente o tempo de inspeção, economizar custos de mão-de-obra e reduzir as horas de trabalho perigosas, ao mesmo tempo que fornecem dados de maior qualidade, o que permite às empresas maximizar a produção de energia.


O uso de drones na transmissão e distribuição, hoje, abre novas possibilidades e o trabalho existente. Sem eles as inspeções são normalmente concluídas manualmente, usando escalada, caminhões de caçamba, fotografia de longo alcance; ou até mesmo helicóptero. Claramente, as inspeções manuais envolvendo escalada ou uso de baldes apresentam riscos que são evitados com drones.


A coleta de dados em solo normalmente carece dos detalhes e da flexibilidade que um drone pode fornecer. Os helicópteros podem capturar dados rapidamente e em grandes áreas de terra, mas são muito caros. Eles não podem operar perto de áreas residenciais, por exemplo, fazendo o helicóptero não ser um recurso tão usual assim.


Embora esperemos que os benefícios e casos de uso para drones se expandem ainda mais no futuro, a tecnologia disponível atualmente já oferece benefícios significativos.


Melhores dados com o uso de drones

Drones são fáceis de usar e podem realizar inspeções detalhadas de até 9 quilômetros de postes de distribuição por dia, capturando imagens térmicas e RGB. As equipes se beneficiarão com um nível mais alto de detalhes (em comparação com patrulhas terrestres e helicópteros), como pinos faltando, ferrugem e isoladores danificados, através de imagens térmicas que podem identificar rapidamente os pontos quentes de cada torre.


Os dados mais detalhados e precisos fornecidos por uma inspeção de drones podem permitir que as empresas identifiquem proativamente mais defeitos, levando a menos interrupções de energia e custos de reparo reduzidos.


Eficiência aprimorada e risco reduzido

As concessionárias de energia podem explorar o grande potencial de economia de tempo e custos com inspeções de drones. Por exemplo, com um drone, as inspeções da subestação podem ser concluídas em uma hora e não há necessidade de desligamento.


Com o passar do tempo, as empresas descobriram que “manter os pés no chão” é um dos benefícios mais óbvios dos drones. As equipes podem ter uma visão de perto de um defeito potencial sem escalar ou usar um caminhão caçamba. Os drones também podem ajudar a evitar riscos relacionados à travessia de propriedades privadas, acessando áreas com pouca manutenção ou perigosas com direito de passagem e lidando com condições desconhecidas após uma tempestade.


Resposta rápida

Os drones também podem fornecer informações valiosas após um desastre natural, quando as condições do terreno podem ser desconhecidas e os tempos de resposta rápidos são críticos. O uso de drones permite um acesso mais rápido a áreas que podem ser bloqueadas por água ou árvores caídas. Os drones podem coletar informações que podem ajudá-lo a enviar o equipamento e a equipe certos para o local certo para restaurar a energia da forma mais eficiente possível.


Retorno rápido do investimento

Muitos dos drones comerciais em uso hoje são derivados do mercado de drones recreativos. Os tipos de drones que são comumente implantados por equipes de solo para inspeções de linha ou avaliações pós-desastre contam com preços razoáveis. A operação também é relativamente simples, facilitando assim a adoção e permitindo um rápido retorno do investimento.


Estima-se que o custo de equipamento, treinamento, software e suporte para um programa interno de drones se paga 5 vezes mais com apenas 80 quilômetros de linhas de serviços públicos inspecionadas mais 1 inspeção de subestação.


Investimentos precisam gerar valor

Tecnologias são sempre bem-vindas quando ajudam a agregar ainda mais valor ao que se tinha antes, e no mercado de energia elétrica não é diferente. O foco está sempre em algo que vai melhorar a prestação de serviços como um todo. Trata-se de uma mudança significativa, com potencial de habilitar a competitividade em vários setores do mercado, gerando grandes benefícios para o Brasil de maneira geral.


Pix Grid: Monitoramento de torres de transmissão

Unindo voos de drone à tecnologia de Visão Computacional e machine learning, o Pix Energy é uma solução direcionada para monitoramento e inspeção torres de transmissão, visando garantir que esse processo seja feito de forma mais rápida, fácil e, principalmente, segura.


Conheça os seus principais diferenciais:

  1. Geração rápida e automática de relatórios

  2. Identificação dos pontos de interesse de forma mais precisa e automática

  3. Redução dos custos e dos riscos no processo de manutenção

Precisando de serviços relacionados monitoramento de torres de transmissão por drones? Faça contato com um de nossos vendedores e conheça o Pix Grid.