Drones: a última tecnologia no controle biológico de pragas



Qualquer agricultor enfrenta problemas enormes com pragas nas plantações. Um dos maiores desafios na atualidade é fazer esse controle da melhor forma possível, otimizando a qualidade das plantações e a produtividades.


Uma inovação incrível e muito utilizada atualmente é o uso de drones no controle biológico de pragas. Entenda aqui a importância e os benefícios desse uso!


O controle biológico de pragas

Atualmente, agricultores gastam horas propagando manualmente os insetos que combatem pragas em plantações – uma tarefa realizada em poucos minutos por um veículo aéreo não tripulado (VANT), também conhecido como drone.


Estima-se que, manualmente, o tempo gasto no biocontrole de pragas seja de duas a três horas, sendo necessária a participação de quatro ou cinco pessoas para varrer poucos hectares. Em contrapartida, gasta-se apenas 10 minutos para cobrir a mesma área utilizando um drone.


Drones no controle biológico de pragas

Uma gama de drones vem sendo projetada para comportar carregamentos de bombas de insetos selecionados que combatem pragas de maneira efetiva e uniforme. Ao se obter uma vista aérea da plantação, pode-se observar precisamente aonde o dano está ocorrendo e aonde as ervas daninhas estão se propagando.


Assim, os drones garantem que o biocontrole seja feito de maneira mais racionalizada e eficiente.O uso de drones para o biocontrole é também ambientalmente mais sustentável, uma vez que substitui a aplicação de herbicidas e pesticidas, evitando todos os efeitos colaterais associados a essa prática. Há pouco tempo era demasiado custoso fazer o controle biológico de pragas em grandes extensões de terra, mas o uso de drones tornou isso possível.


Cada vez mais, a agricultura orgânica se torna acessível a partir do desenvolvimento de novas tecnologias que visam diminuir o uso de químicos em grandes plantações. O biocontrole pode não ser a maneira mais fácil e rápida de se combater as pragas, mas é uma estratégia sustentável que traz inúmeros benefícios.


Conheça mais tecnologias incríveis nesse post: tecnologia agrícola e suas principais inovações