Crédito Rural: como utilizá-lo para otimizar sua produção agrícola



Devido à atual crise econômica vivida pelo Brasil nos últimos anos, diversos setores produtivos do país têm passado dificuldades. O setor agrícola ainda permanece como um dos mais rentáveis no país, mas tem enfrentado diversas barreiras e sofrido bastante devido à queda significativa de investimentos e a alta do dólar.


O momento dificulta que os agricultores e produtores rurais consigam adquirir insumos e principalmente equipamentos e novas tecnologias para o desenvolvimento do negócio.


Como consequência, os produtores acabam perdendo clientes e investimentos, pois precisam cobrar altos valores para que consigam se manter no mercado, o que acaba inviabilizando diversos negócios.


Uma das melhores formas para que os produtores rurais consigam superar a crise, evitando prejudicar o negócio e sem reduzir a produtividade é através do Crédito Rural.


Este suporte financeiro é uma ótima saída para os agricultores conseguirem aporte financeiro e desta forma investirem em novas tecnologias e insumos, assegurando a qualidade dos produtos e a produtividade.


Veja a seguir e entenda como funciona o crédito rural, como os produtores podem utilizá-lo e desta forma vencer a crise e ainda investir no negócio. Confira:


O que é o crédito rural?

O crédito rural é um suporte financeiro concedido aos produtores rurais que é realizado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) por meio de empréstimos e/ou melhores condições de financiamento. Este crédito também pode ser obtido nos Fundos Constitucionais de cada uma das regiões do país.


Através deste crédito os agricultores conseguem diversas condições especiais e taxas de juros menores do que as aplicadas pelas demais instituições financeiras. Estas ajudas possibilitam que a produção agrícola mantenha-se em alta e, principalmente, garantindo a qualidade dos produtos.


Como utilizar este crédito rural?

O crédito fornecido pelo BNDES pode ser conseguido e usufruído de diversas formas. Ele pode ser destinado para o financiamento de gastos do agronegócio, utilizado para a compra de insumos ou pesticidas e também para aquisição de equipamentos, como, caminhões, tratores e outras máquinas, ou acesso a novas tecnologias para a plantação.


Para ter acesso à vantagem financeira é necessário comprovar que o dinheiro será devidamente utilizado no campo e proporcionará ganhos de produtividade ou qualidade.


Muitos agricultores utilizam o crédito rural para desenvolver melhorias de armazenamento do produto, aprimorar os processos logísticos e modernizar a produção utilizando novas tecnologias.


Com o grande desenvolvimento que o setor agrícola sofreu nos últimos anos, os produtores têm buscado ter acesso a estas novas tecnologias. As mais procuradas são:

  1. Drones: tecnologia que pode ser utilizada para o monitoramento da plantação, detecção e combate de pragas, acompanhamento da saúde das plantas e diversas outras funções que permitem um ótimo ganho de produtividade.

  2. GPS agrícola: tecnologia de posicionamento global que possibilita uma série de aplicações, como: completo mapeamento da plantação, amostragens virtuais do solo e do campo e o monitoramento e a inspeção dos processos agrícolas.

  3. Sensores: tecnologia que aplicada a agricultura permite o monitoramento total das plantas. Pode ser utilizada fixa nas plantações ou em conjunto com outras tecnologias, como, os drones.

  4. Sensoriamento remoto: atividade que representa e coleta dados de uma determinada região sem que seja necessário o contato direto. Facilita a detecção de gargalos e permite um excelente acompanhamento da plantação.

O crédito rural pode ser utilizado nestas e diversas outras tecnologias, lembrando que se deve mostrar que o foco é o ganho de produtividade ou da qualidade dos produtos.


Como obter o crédito rural?

O crédito pode ser obtido somente por produtores cadastrados, podendo ser pessoas físicas ou jurídicas. Para efetuar este cadastro é necessário comprovar que se exerce uma atividade rural ou que seja associado a alguma cooperativa rural.


O crédito rural é uma excelente forma de vencer a crise investindo no negócio. O aporte financeiro, como mostrado, pode ser utilizado deste a aquisição de caminhões e insumos até a implantação de novas tecnologias, desde que seja comprovado pelo produtor.


A ajuda quando bem utilizada pode proporcionar ganhos imensos, possibilitando um aumento dos lucros e um rápido retorno do investimento.


Conheça mais das tecnologias agrícolas incríveis que o crédito rural pode possibilitar para a sua empresa.