Contagem de produtos: use a tecnologia a seu favor de forma simples

Contagem de produtos: use a tecnologia a seu favor de forma simples

A contagem de produtos é uma parte fundamental para a gestão e desenvolvimento de uma empresa. É um processo de identificação, contagem e avaliação do inventário de uma organização empresarial. O objetivo é manter o estoque sob controle.

Em outras palavras, contar os produtos serve como verificação, uma vez que os dados e números dos itens físicos devem corresponder ao que está registrado nos sistemas digitais da empresa.

Esta prática traz muitos benefícios de forma geral para a gestão. Sendo assim, entenda como agregar a tecnologia à contagem de produtos e quais são as vantagens de utilizar estes métodos em favor de uma melhor gestão e logística.

No final você vai ver que existe uma solução muito mais prática para contagem de produtos que pode otimizar ainda mais esse processo. Confira agora!

Como fazer contagem de produtos?

Realizar a contagem de produtos consiste em determinar quantitativamente os estoques existentes. Trata-se simplesmente de realizar uma contagem do número de unidades fisicamente presentes na empresa e pertencentes a ela.

Ao realizar um inventário, é comum que a loja sofra um “fechamento por estoque”, pois todas as equipes são mobilizadas para contar cada item no estoque e nenhum movimento atrapalha as quantidades fisicamente presentes.

Quais são os diferentes tipos de inventário?

Existem dois tipos de inventário: inventário intermitente e inventário permanente.

Inventário intermitente

Um inventário físico deve ser realizado pelo menos uma vez por ano, no final do exercício. Esta obrigação é prescrita por lei. Uma vez contabilizadas as quantidades, devem ser valorizadas.

Um estoque é valorizado da seguinte forma: quantidade x custo de aquisição (ou custo de produção).

O inventário permanente

Um inventário permanente consiste em monitorar em tempo real cada entrada e saída de estoque. Muitos softwares ou pacotes de software de gerenciamento integrado facilitam essa tarefa.

Porém, existe a possibilidade real de contar produtos por através da tecnologia e inteligência artificial. Se isso parece estranho para você, saiba que o uso da Inteligência Artificial é capaz de otimizar a contagem, acelerando esse processo em segundos.

Desta forma, utilizar soluções com Visão Computacional para captar e interpretar imagens, pode garantir o monitoramento do estoque de forma mais eficiente.

Contagem de estoque: como é feita?

A metodologia de contagem de estoque conhecida como contagem cíclica consiste em dividir a tarefa de fazer e manter estoques em várias etapas.

Ao distribuir assim os esforços necessários à gestão de inventário, a contagem de estoque melhora a eficiência dos recursos que lhe são atribuídos, limita o risco de erro e, ao mesmo tempo, melhora a exatidão dos seus dados sobre o seu inventário.

A contagem de estoque permite em particular:

  • Identificar fontes de erro
  • Corrigir processos
  • Identifique rapidamente problemas com transações da empresa
  • Centralizar as informações de estoque
  • Faça ajustes facilmente
  • Registre claramente os movimentos de estoque
  • Melhorar a rentabilidade das operações
  • Reduzir custos de armazenamento

Portanto, diversas metodologias e soluções tecnológicas existem no mercado. Por vários anos, a metodologia de gerenciamento de estoque mais popular para empresas que precisam gerenciar um grande volume de transações e itens é o inventário de contagem cíclica.

Como qualquer metodologia, no entanto, você deve garantir que ela esteja totalmente adaptada à sua situação para que possa atender às suas necessidades específicas. Por isso, a melhor tecnologia para contagem de produtos será aquela que é totalmente aplicada à realidade da sua empresa.

A tecnologia na contagem de produtos: isso é possível?

Atualmente, a tecnologia na contagem de produtos é de suma importância. As empresas com controle de estoque automatizado podem agilizar operações como contagem de estoque, pedidos de compra, remessa e remessa.

A implementação bem-sucedida da tecnologia de gerenciamento de estoque é um passo importante para automatizar totalmente os processos de negócios.

Neste ponto, podemos dizer que o controle de estoque automatizado é um processo moderno que utiliza tecnologia de ponta para gerenciar o estoque dentro da cadeia de suprimentos.

O gerenciamento de armazém pode monitorar efetivamente os níveis de estoque. Este sistema de controle também pode executar outras tarefas essenciais, incluindo:

  • Determinar e manter pontos de reabastecimento
  • Gestão de entregas
  • Estoque Rastreamento de estoque
  • Integração de sistemas estabelecidos
  • Monitoramento de dados em tempo real

Esses processos só podem ser concluídos com um sistema de inventário, que melhora o gerenciamento e a eficiência da cadeia de suprimentos com maior velocidade e precisão.

A expansão dos negócios depende muito de recursos tecnológicos estabelecidos. Se uma empresa possui um sistema de controle de estoque desatualizado, isso limita severamente sua escalabilidade. Por exemplo, se uma organização ainda usa processos de negócios manuais, a contagem de produtos é lenta e ineficaz.

Cada local precisaria de funcionários para rastrear o estoque, colaborar com dados, concluir pedidos de compra e executar outras tarefas necessárias. Levaria muito tempo, trabalho e capital para operar com sucesso e permanecer lucrativo.

Por isso, temos uma solução que certamente é mais viável para quem precisa de uma contagem de produtos mais rápida e com qualidade.

O que é o Pix Counter e por que você precisa dele em sua empresa?

Se você deseja agregar a tecnologia à contagem de produtos, o Pix Counter é um produto moderno, rápido e eficiente. Em primeiro lugar, esta tecnologia é inovadora: ela permite que você faça uma contagem de produtos usando smartphones ou câmeras instaladas diante seu estoque de produtos. Isso vai depender da necessidade de sua empresa.

Logo, é possível perceber que este processo trará uma grande velocidade nos processos logísticos e na gestão empresarial. A contagem pode ser realizada em segundos e o número de itens identificados é exibido em tempo real. Lembrando que esse produto pode ser aplicado em qualquer setor!

O setor industrial, de mercado e empresas estão em constante evolução e a Inteligência Artificial (IA) faz parte desta transformação. Com o Pix Counter, é possível realizar a contagem de produtos com acurácia de 99,5%, rastrear produtos, independente de seu tamanho ou quantidade. Tudo isso, com um custo bem menor!

Portanto, utilizar esta ferramenta irá aumentar os processos de contagem de produtos, da produção, velocidade de vendas, além de acelerar todos os serviços de todos os setores da sua empresa.

Em conclusão, agregar o Pix Counter com toda sua tecnologia inovadora na sua empresa trará soluções muito benéficas. Com esta velocidade de contagem e sua precisão, a gestão empresarial flui naturalmente e, por consequência, sua empresa terá maiores margens de lucros.

Portanto, o Pix Counter ferramenta indispensável para quem busca alavancar a produção, possuir maior controle de estoque e garantir credibilidade para a empresa.

Se você quer saber mais sobre o Pix Counter e como ele pode ajudar sua empresa na contagem mais eficiente de produtos, preencha esse formulário abaixo e converse com a gente!

 

Compartilhe este artigo:

Artigos Relacionados