Contagem de carga


Problema:

O transporte de cargas no Brasil é uma atividade burocrática e complexa que, se feita de maneira irregular, pode acarretar em multas. Um dos principais riscos é a imprecisão e demora, uma vez que o modo de contagem atual é manual, o que gera filas e perda de eficiência no processo. Além disso, para fazer a pesagem da carga, é necessária a utilização de balanças extremamente custosas.

Solução:

Nossa solução automatiza a contagem por meio de visão computacional e machine learning, com algoritmos que processam e interpretam as imagens obtidas do veículo e do carregamento, por meio de um sistema de câmeras fixas e diferentes ângulos de visão, apurando de maneira precisa e rápida o número de itens na carga, o número de eixos do caminhão e peso estimado.

Benefícios:

A contagem de carga é importante para o controle de uma empresa ou indústria. Após sair da linha de produção, os produtos são classificados de acordo com a natureza da carga a ser transportada e distribuída. Independente do uso de embalagens ou não, os produtos precisam ser contados no momento do carregamento, durante o período de transportação e, por fim, no momento do descarregamento.


Esse controle permite o acompanhamento e a fiscalização no sistema logístico, monitorando extravios, roubos e irregularidades no carregamento. Por isso, um bom método de contagem garante mais eficiência nesse processo, evitando custos e prejuízos desnecessários.