GPS agrícola: Conheça os 4 principais benefícios para o setor



As técnicas da Agricultura de Precisão a cada vez mais tem sido aplicadas pelos produtores brasileiros, em diversos campos e diferentes tipos de plantações. Uma das práticas que vem sendo largamente aplicada é a utilização do Sistema de Posicionamento Global, o famoso GPS.


Esta tecnologia permite diversas aplicações como: mapeamento do campo ou da plantação, realização de diversas amostragens de solo, direcionamento e controle de tratores e máquinas agrícolas, monitoramento e inspeção da colheita e mapeamento da produção. Além de todas estas aplicações o GPS ainda permite que os agricultores trabalhem em condições adversas ou de baixa visibilidade.


Através do uso do GPS aliado aos sistemas de informações geográficas (GIS) é possível coletar dados e informações necessárias para o aperfeiçoamento do uso da terra, água e alguns insumos. Esta tecnologia de posicionamento global possibilita inúmeros benefícios como: a localização exata de amostras de solo, coleta e análise de dados da plantação, navegação de máquinas em campo, entre vários outros.


O GPS é considerado uma das principais ferramentas para se conseguir bons resultados e aumento da produtividade agrícola.


O uso do GPS na agricultura pode ser uma prática eficiente e que não possui custo elevado para aplicação. Por aumentar a produtividade, ele torna o seu produto ainda mais competitivo no mercado. O monitoramento agrícola através do sistema possibilita ao produtor utilizar informações detalhadas que o farão tomar as decisões corretas para a plantação e um melhor gerenciamento do negócio.


Confira a seguir 4 benefícios que podem ser alcançados através da utilização do GPS agrícola. Confira!


LEIA TAMBÉM:



Rastreamento

A função básica do GPS é mostrar a localização de uma pessoa ou equipamento em qualquer lugar no mundo. Portanto o primeiro benefício que esta tecnologia permite é o rastreamento de máquinas ou funcionários.


Através do GPS agrícola é possível monitorar todos os funcionários, verificando se estão realizando as suas tarefas corretamente. Ele permite também rastrear veículos e equipamentos praticamente impossibilitando roubos ou furtos no negócio e diminuindo o tempo de procura por máquinas na plantação.


Um detalhe importante desta tecnologia é que por meio dela pode-se acompanhar a máquina ou funcionário ao desempenhar as suas atividades. Isso permite a criação de arquivos de performance e KPIs (Key Perfomance Indicators) que podem ser utilizados para a formulação de novos planos de ação ou melhorias visando o aumento da eficiência.


Redução das despesas

O uso do GPS para o monitoramento não demanda muito gerenciamento ou funcionários para realizar as funções para as quais foi desempenhado. Desta forma é possível gerenciar e monitorar grandes áreas com uma quantidade mínima de trabalhadores.


Isto reduz as despesas dos produtores com a contratação de colaboradores, principalmente na época de colheita. O GPS permite que a plantação mantenha a sua produtividade com uma quantidade menor de trabalhadores.


Além desta redução de gastos com mão de obra, com uma menor quantidade de pessoal é possível contratar somente aqueles colaboradores com maior experiência, possibilitando assim melhores ganhos para o negócio.


Lembrando também que a contratação de mão de obra qualificada reduz a possibilidade de acidentes de trabalho, e os gastos e problemas referentes ao seu acontecimento.


Aumento da qualidade do serviço através do GPS Agrícola


Atualmente os produtores agrícolas, assim como as grandes indústrias, têm enfrentado uma grande competição. Para vencer a concorrência é necessário não somente um produto acessível, mas que também tenha elevada qualidade.


O GPS agrícola possibilita um excelente aumento da qualidade de todos os serviços e etapas da plantação, desde o acompanhamento e estudo inicial do solo até o momento da colheita. Aplicando melhorias nos processos o resultado será um produto de qualidade e mais competitivo no mercado.


O GPS quando utilizado para controlar as máquinas e equipamentos além de reduzir o quadro de funcionários possibilita um ganho significativo no desempenho. Este aumento na performance ocorre devido à diminuição do número de paradas das máquinas, como por exemplo para almoço dos operadores, necessidade fisiológicas, etc.


Além disso, o sistema elimina a probabilidade de falha humana — isto para equipamentos que possuam sistema de autocontrole, ou seja, não totalmente guiados por GPS e computadores.


Tudo isto eleva a qualidade dos serviços e processos da plantação, resultando em melhores produtos.


Sustentabilidade


Como a Tecnologia de Posicionamento Global consegue detectar e determinar áreas específicas que necessitam a aplicação de fertilizantes e pesticidas, não é necessário que os produtores utilizem sprays em toda a plantação. Desta forma os produtos são utilizados em menores quantidades e somente nos locais necessários, o que possibilita um uso mais eficaz e menos degradante, diminuindo a poluição e tornando a plantação mais sustentável.


Com os avanços tecnológicos a Agricultura de Precisão tem possibilitado inúmeras melhorias para a plantação, cultivo e colheita . Ferramentas como GPS agrícola, drones e máquinas autônomas, têm inovado processos e trazido maior comodidade e melhores resultados para os produtores agrícolas.


Conheça as principais tecnologias agrícolas e as suas invoações!