Como os drones estão revolucionando a indústria de energia?


Os drones estão revolucionando diversos setores da indústria de energia. Segmentos como o solar, eólico, petróleo e gás contam periodicamente com inspeções para manter os altos padrões de segurança exigidos nas inspeções de manutenção em equipe. A partir do uso de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), empresas estão identificando rapidamente potenciais problemas antes de eles, de fato, se manifestarem.


As informações mapeadas por drones ajudam a inspecionar anormalidades e danos ao longo da linha de transmissão de energia. Conforme o serviço de inspeção de drones passa a ser conhecido, profissionais da área estão aprendendo mais sobre os recursos disponíveis em tecnologia para cada um dos setores de energia.


Drones: ainda mais eficiência

Instalações de gás, fazendas solares, campos de petróleo e inspeção em linhas de energia eram tradicionalmente inspecionadas por aviões, helicópteros e escaladores profissionais. Mas o problema desse tipo de estrutura está nos altos custos financeiros, risco à vida e o tempo que cada uma dessas operações necessita para ser concluída.


A capacidade de drones para inspecionar áreas de difícil acesso, assim como o de economizar recursos mantendo a equipe em solo e fora de risco, pode fazer com que empresas consigam gerenciar muito melhor seus equipamentos, coletando informações através de imagens muito mais precisas do que um helicóptero, por exemplo. Com um drone, a coleta de dados acontece em poucas horas e, com isso, um operador conta com muito mais tempo para se dedicar na análise do material coletado do que na operação em si.


Energia Eólica

Quando se trata de inspeções de drones no setor de energia eólica, o mercado é movido tanto pela grande quantidade de pás que precisam ser monitoradas regularmente quanto a deterioração e danos em sua estrutura. Sabe-se que profissionais de manutenção, junto com seus helicópteros, não podem chegar tão próximo das grandes pás pela operação proporcionar um alto risco à vida.


Dependendo do drone que for usado, é possível captar imagens realmente detalhadas do equipamento com qualidade de 1mm por pixel para registar ativos e localizar danos. Este é um grande fator de segurança e um avanço significativo para este tipo de operação, já que trabalhadores não precisam ser enviados para locais perigosos.


Um drone no ar, acima de um local de turbina eólica, pode reunir informações e imagens a serem usadas para monitoramento, mapeamento, planejamento e análise estrutural. Com uma câmera térmica acoplada a este drone, inspeções visuais podem ser realizadas para detectar pontos quentes do condutor ou isoladores quebrados. Por exemplo, a descarga corona, assim como o fluido sendo ionizado em torno de um condutor eletricamente carregado, também podem ser detectados com a câmera termal identificando o hardware quebrado, como isoladores e condutores.


Da mesma forma, um drone pode ser usado para mapear e criar imagens em formato 3D para que engenheiros e operadores possam obter uma visão mais detalhada dos danos, como rachaduras ou erosão, sem ter que parar a rotação das turbinas.


Energia Solar

A vida útil de um painel solar depende muito de uma manutenção eficiente e regular. Grandes parques solares ocupam áreas extensas de terra, isso pode consumir muito tempo e dinheiro para uma operação de inspeção de equipamentos. Com o uso de drones os custos dessa operação podem ser cortados para menos da metade para que as empresas possam aumentar sua eficiência e ficar, de fato, muito mais próximo dos 100% do controle da manutenção operacional, assim como de seus equipamentos.


Em um passado não muito distante, empresas costumavam contratar inspeções solares que dependiam de longas e tediosas pesquisas a pé, ou então de veículo terrestre, nas quais os inspetores andavam por fazendas carregando câmeras infravermelhas portáteis. Já outro método tradicional reunia os operadores em voos aéreos tripulados em níveis mais próximos do solo para realizar as pesquisas nas fazendas solares com uma câmera térmica. Estes recursos podem colocar em risco a vida da equipe que está trabalhando na aeronave.


Devido aos efeitos do clima, os painéis solares podem ser facilmente danificados, assim como a sua eficiência prejudicada através da entrada de umidade ou poeira. Com pontos de referência programados, pesquisas de drones podem ser realizadas e replicadas para localizar danos e fornecer aos operadores imagens atualizadas de danos, rachaduras ou sombras. Um drone pode não apenas detectar danos em um painel solar, mas também monitorar a eficiência do painel.


Com uma câmera infravermelha, defeitos e desequilíbrios de temperatura em painéis solares podem ser facilmente identificados para permitir que os operadores solicitem reparos rapidamente e mantenham as operações funcionando com eficiência máxima. Em contraste com os métodos de inspeção tradicionais, as pesquisas com drones são uma maneira rápida e econômica de ficar em dia com a manutenção, mantendo os parques solares funcionando com eficiência ideal.


Óleo e gás

A indústria de petróleo e gás depende muito da inspeção de sua infraestrutura para atender aos rígidos padrões governamentais. Com todas as vantagens que os drones podem oferecer à indústria, essas mini máquinas voadoras logo poderão ser vistas em quase todas as plataformas de petróleo e oleodutos em todo o mundo.


Ao redor do mundo a indústria já está fazendo uso da tecnologia, pois atualmente empresas estão utilizando drones para detectar danos, corrosão e quaisquer outros problemas de manutenção em potencial em suas propriedades. Um drone pode coletar imagens para criar um ortomosaico georreferenciado de locais inteiros de usinas de gás, produzindo assim cronogramas atualizados e mapas de alta resolução, coletando as informações em poucas horas.


Antes dos drones, inspecionar áreas de difícil acesso representaria risco extremo e diversas dificuldades para os funcionários envolvidos em cada operação. Quando um drone sobrevoa uma estação, os operadores de petróleo e gás podem facilmente obter imagens de cabeças de chaminés para identificar danos estruturais e anormalidades sem ter que enviar um alpinista industrial para realizar esta tarefa.


Os dutos de gás são outra operação que deve ser monitorada constantemente para pesquisar possíveis vazamentos ao longo deles. Um drone voando em dutos aéreos pode economizar despesas e reduzir o tempo de inspeção para menos da metade. E com o uso de uma câmera térmica, as diferenças de temperatura entre o solo e o fluido podem ser detectadas para que os vazamentos de óleo e gás possam ser identificados.


Com o uso de um drone aliado a um software especializado em inteligência artificial, os operadores podem criar mapas 3D para comparar com o caminho original projetado pelos engenheiros e entender para onde um gasoduto está chegando agora.


Inspeção de Linhas de Energia Através de Drones

Os drones também estão prontos para melhorar as inspeções nas linhas de transmissão com menos custos e riscos à vidas humanas. Uma inspeção com o uso de drones pode facilmente localizar os danos da tempestade ou vegetação rasteira para restaurar a energia o mais rápido possível.


Antes da tecnologia de drones, helicópteros ou escaladores industriais precisavam realizar inspeções nas linhas de transmissão de maneira manual, uma a uma, fazendo com que uma linha de energia fosse monitorada depois de muitos dias. Isso não apenas representaria um risco para os funcionários, como também era um processo muito mais lento e caro. Cada alpinista industrial teria que escalar postes para acessar as linhas de transmissão, o uso de helicópteros seria extremamente caro e intrusivo. Muitas destas operações com veículos tripulados, como helicópteros, também colocavam pessoas em situações de perigo. Por isso, a utilização de drones é uma alternativa muito mais segura, silenciosa, rápida e ecologicamente correta para este tipo de inspeção.


Com o registro de imagens de alta qualidade, os operadores podem avaliar a condição das linhas de energia, para evitar a ocorrência de danos e possíveis interrupções. Um drone executando inspeções de rotina e regulares com pontos pré-programados também pode captar vídeos de alta qualidade a partir de perspectivas ideais, reunindo assim informações para uma análise mais detalhada a respeito de qualquer mau funcionamento.


Drones e o Futuro da Inspeção de Linhas de Energia

Quando se trata do futuro da tecnologia de drones, a automação será um avanço importante nos próximos anos. Os drones já podem decolar, voar e pousar com waypoints (pontos de notificação) pré-programados, mas em breve também poderão se recarregar pousando automaticamente em uma base de carregamento.


Como o uso da energia limpa continua a aumentar ao redor do mundo, tecnologias inovadoras que fazem uso de drones ajudarão a melhorar a eficiência no local, estender a vida útil do equipamento e prevenir danos antes que eles de fato aconteçam.


Monitore torres de transmissão de maneira inteligente com o Pix Grid

Unindo voos de drone à tecnologia de Visão Computacional, o Pix Grid é uma solução direcionada para monitoramento e inspeção de linhas de transmissão, visando garantir que esse processo seja feito de forma mais rápida, fácil e, principalmente, segura.

Conheça os seus principais diferenciais:

  1. Geração rápida e automática de relatórios

  2. Identificação dos pontos de interesse de forma mais precisa e automática

  3. Redução dos custos e dos riscos no processo de manutenção

  4. Voos autônomos

Precisando de serviços relacionados a monitoramento de torres de transmissão de energia? Faça contato com um de nossos vendedores e conheça o Pix Grid.