https://www.pixforce.com.br/post/startup-gaúcha-se-consolida-no-mercado-com-soluções-em-inteligência-artificial

Como a Visão Computacional tem solucionado dores da indústria

Uma das vertentes da Inteligência Artificial (IA), a Visão Computacional é um campo que estuda o processamento de imagens do mundo real através de um computador. A solução captura faces de uma imagem que seriam imperceptíveis aos olhos humanos, como por exemplo as diferentes texturas de uma planta e a quantidade de folhas que ela tem, mesmo que essa quantidade se sobreponha ao comum. A intenção é permitir que máquinas consigam não apenas registrar, mas também interpretar a imagem obtida.

Os processos deste tipo de tecnologia se dividem em quatro. Primeiramente, o sistema capta a imagem e, em sequência, processa essas imagens adequando e otimizando os dados visuais adquiridos. A partir de então, é possível que o computador analise-as, compreendendo características de uma forma possível apenas às máquinas. Por fim, essas imagens são transformadas em respostas, atendendo às questões específicas que foram requeridas.

 

É importante dizer que a visão conferida através de IA, além de identificar e contabilizar objetos em poucos minutos, consegue reconhecer padrões, como etiquetas e números de série impressos no objeto. Soluções com Visão Computacional também são capazes de perceber superaquecimentos, como é o caso da Deeptrack, tecnologia que introduz drones na inspeção do transporte realizado por correias transportadoras dentro da indústria mineradora.

Aplicação na indústria

Cada vez mais presente em diversos processos do setor industrial, a IA tem criado vários meios de otimizar resultados dentro de organizações, empregando tecnologias que trabalham de maneira eficaz e trazem agilidade e segurança ao trabalho. Apostar em tecnologias disruptivas dentro de corporações é uma das maneiras de fazer com que haja crescimento exponencial do negócio, conforme já foi citado anteriormente aqui.

Funções extremamente operacionais, que exigem que o empregador fique de pé por muitas horas cumprindo a mesma atividade, podem levá-lo ao cansaço extremo. Além dos transtornos físicos e mentais que ele adquire, o trabalho também torna-se sujeito a falta de precisão e eventuais falhas, processo que tecnologias de Visão Computacional são capazes de resolver. Controle em linhas de produção e contagens de carga para transporte, por exemplo, podem ser feitos de maneira rápida e segura, sem que o trabalhador seja colocado em risco.

Rastreabilidade e auditoria na cadeia de produção

Não desperdiçar ou perder produtos certamente está entre os costumes que podem levar uma empresa a ter sucesso em sua expansão orgânica. Verificar a rastreabilidade da cadeia de produção significa coletar dados referentes à atividade que está sendo desenvolvida, como por exemplo a contagem de etiquetas em produtos, ou de itens que são entregues ao destinatário final. O processo de rastreabilidade acontece desde a obtenção de matérias-primas até a entrega do produto.

Um sistema de gestão que tem falhas no sistema de rastreabilidade tende a perder o controle em relação ao produto, que pode chegar ao destinatário com itens a menos, por exemplo. Da mesma forma, a rastreabilidade permite a compreensão do processo como um todo, o que tende a viabilizar a criação de uma base eficaz de documentação e recursos utilizados.

Conheça o Pix Count

Criado pela Pix Force, o Pix Count chega ao mercado como mais um exemplo de tecnologia disruptiva que soluciona dores da indústria. Criada para trabalhar como sistema de contagem, a solução é aplicada na linha de produção e utiliza câmeras RGB em seu processo. Quando capturadas, as imagens são exibidas em dispositivos fixos ou móveis que geram a contagem de itens em até um minuto, com 95% de acurácia.

O Pix Count tem sido utilizado amplamente no setor de contagem de carga, analisando e contabilizando produtos como pallets e barras de ferro, e até mesmo estimando o peso do material carregado. Já nas linhas de produção, a solução trabalha reconhecendo padrões e fazendo a contagem de itens, garantindo maior rapidez e eficácia no processo como um todo.

A ideia de trabalhar com tecnologias disruptivas como o Pix Count vem para sanar dores precisas da indústria. Mensurar a qualidade de produtos dispostos em linhas de produção, assim como fazer a contagem de uma grande quantidade de itens a serem transportados é um grande desafio, principalmente se feito por mão de obra humana. Utilizando a IA em benefício destes setores, o trabalho se torna mais seguro, ágil e eficaz.

#visãocomputacional #InteligenciaArtificial #PixCount #tecnologia #pixforce

Compartilhe este artigo:

Artigos Relacionados