Como a inspeção de linhas de transmissão tem sido aprimorada com a inteligência artificial


O desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) tem proporcionado nos últimos anos uma enorme variedade de benefícios para as mais diversas indústrias. A capacidade que este tipo de tecnologia possui para o processamento de dados está norteando de forma radical a visão do futuro próximo para a automatização de tarefas. As atividades recorrentes serão as mais automatizadas, economizando uma quantidade importante de recursos econômicos e tempo para as empresas. Mas você já sabe como a IA pode contribuir com o setor da energia,  aprimorando o processo de inspeção das linhas de transmissão elétrica?


De acordo com as regulamentações que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) impõe às distribuidoras de energia no Brasil, todas as linhas de transmissão elétrica do País devem ser inspecionadas a cada seis meses, para garantir dessa forma o ótimo funcionamento do sistema e prever futuros problemas nas redes que possam afetar os usuários finais. 


Consequências

O descumprimento da análise e manutenção constante destas linhas prejudica as empresas economicamente devido as multas cobradas pela agência reguladora. Além disso, também pode causar grandes problemas no fornecimento, que são consequentes da queda ou desligamento das linhas de transmissão em mau estado. Contudo, as formas tradicionais de realizar este tipo de inspeções, como deslocamentos de funcionários especializados e voos baixos de helicópteros, são, além de perigosas e altamente ineficientes — como no primeiro caso —, altamente custosas desde o ponto de vista operacional — como no segundo.


Por isso, as empresas estão optando cada vez mais pelo uso de novas tecnologias que proporcionem melhores resultados. Hoje, inovações como a Pix Grid, da Pix Force, se utilizam dos avanços da Inteligência Artificial para realizar inspeções rápidas e certeiras sobre o estado das linhas de transmissão em tempo real, possibilitando a redução de custos e de tempo das missões. 

Postagens Atuais De Black Metal

Como a inspeção de linhas de transmissão tem sido aprimorada com a inteligência artificial


Como funciona com a Inspeção de Linhas de Transmissão?

Uma vez que a equipe da Pix Grid analisa o terreno em que será executada a inspeção, um drone equipado com sensores é habilitado para realizar um voo na área. Logo, se procede à coleta de imagens sobre as linhas. Subsequentemente, essas informações são armazenadas em nuvens de dados. Por fim, são processadas pelos algoritmos proprietários criados pela equipe. Dessa forma, a Inteligência Artificial é utilizada para encontrar padrões entre as anomalias achadas de forma rápida, automática e assertiva.


Uma vez que este sistema é utilizado, a enorme maioria das dificuldades geográficas que impossibilitariam o sucesso do procedimento de inspeção são ultrapassadas. Dessa forma é possível ter total liberdade logística na hora de analisar vários quilómetros de linhas em um tempo relativamente curto.

Como a inspeção de linhas de transmissão tem sido aprimorada com a inteligência artificial

Como a inspeção de linhas de transmissão tem sido aprimorada com a inteligência artificial


Benefícios

Um dos maiores benefícios desta tecnologia é a alta precisão. Quando um funcionário sobe até uma torre de transmissão para fazer uma inspeção manual das linhas, ele precisa dedicar uma quantidade considerável de tempo e esforço para detectar problemas em longa escala. Porém, nem sempre problemas como o desgaste de linhas podem ser encontrados facilmente por pessoas, pois a capacidade do olho nu é bastante limitada. Em contrapartida, sistemas de I.A como o da Pix Grid  conseguem analisar profundamente toda uma variedade de dados e algoritmos que levam a uma precisão na detecção de problemas de mais de um 90%. Consequentemente, se garante mais missões exitosas e maiores chances de prever problemas futuros nas linhas de transmissão.


Ademais, um relatório detalhado sobre a missão é gerado após o processamento de dados pelos algoritmos, no final do processo de inspeção. Isso possibilita o conhecimento de todas as nuances que envolvem o estado das linhas de transmissão.


Com a tecnologia da Pix Grid, as empresas podem reduzir drasticamente os custos das inspeções. Além disso, garantem uma análise eficiente, rápida e eficaz dos problemas a serem consertados. Conheça mais sobre os nossos serviços.


Acesse www.pixgrid.ai e veja como as nossas inovações podem ajudar a sua empresa.

#InteligenciaArtificial #LinhadeTransmissão