Inspeção com Drone: maior produtividade no setor elétrico?


Durante os últimos anos, a inspeção com drone tem sido uma das inovações mais interessantes nas indústrias, isso acontece devido a sua alta capacidade de função multi-tarefas.


Essa versatilidade permitiu com que pudessem ser utilizados tanto para trabalhos do setor militar, quanto para voos emergenciais de envio de produtos médicos, por exemplo.


Você sabia que essa tecnologia também tem o potencial de revolucionar a forma como é feitas atualmente a inspeção de linhas de transmissão?


LEIA TAMBÉM:


Inspeção Manual de linhas de transmissão


As inspeções de linhas de transmissão elétrica estão incluídas na categoria de Monitoramento de Infra-Estrutura. Estes tipos de inspeções são altamente custosas e lentas quando são feitas de modo tradicional.


Além disso, devido à legislação que as regulamenta, elas possuem uma alta taxa de repetição, de ao menos duas vezes por ano. Isso acontece para que as concessionárias possam cumprir com os requisitos mínimos de manutenção de qualidade das suas redes de transmissão de energia.

Linhas Elétricas Em Céu Nublado

Como a inspeção de linhas de transmissão por drone pode aumentar a produtividade


Até agora, o métodos de inspeção de linhas de transmissão mais comumente utilizado são os helicópteros tripulados. Em áreas específicas, as inspeções são feitas por veículos com tração às quatro rodas ou a pé por funcionários especializados.


Porém, a operação com helicópteros não é apenas cara, mas também barulhenta e ecologicamente insustentável. Além disso, quando os operadores de linhas sobem nas torres de transmissão para tentar detectar os problemas visualmente, fazer imagens, analisá-las e subsequentemente proceder com o conserto das linhas, eles colocam a sua vida em alto risco.


Isso ocorre pois, embora todas as medidas de proteção sejam sempre tomadas, a tensão e a altura das torres de transmissão são um perigo eminente em qualquer situação.


Devido a isso, empresas da indústria energética estão procurando com maior frequência por outras alternativas mais sustentáveis, rápidas, efetivas e seguras para a realização deste tipo de tarefa. É aqui onde entra a tecnologia de drones automatizados.


Inspeção com drone: a revolução!


Os drones utilizados para este tipo de tarefa são leves, fáceis de transportar e operar, mesmo em áreas de difícil acesso. Eles estão equipados com um sistema automático de decolagem e pouso, o que lhes permite um pouso preciso em um espaço reduzido no solo.


Esses dispositivos podem fazer o mesmo trabalho realizado por um funcionário, mas de uma forma otimizada, já que drones inteligentes como o da solução criada pela Pix Grid – Spinoff Pix Force —, têm a capacidade de analisar cerca de 100.000 imagens em poucas horas, realizando inspeções rápidas com alta produtividade .


A utilização de voos autônomos não-tripulados para este tipo de inspeção pode reduzir consideravelmente as horas de trabalho. Além disso, os riscos físicos sofridos pelos funcionários e os custos também diminuem. Automatizando as inspeções é possível economizar de 30% a 50% dos custos e do tempo das inspeções. Isso permite que os operadores especializados possam ir direto ao problema e focar apenas na manutenção das linhas.

Como a inspeção de linhas de transmissão por drone pode aumentar a produtividade

Como a inspeção de linhas de transmissão por drone pode aumentar a produtividade


Captação de imagem através de drones

Um dos avanços mais importantes na realização de inspeções com drones é o equipamento da aeronave com três sensores para a realização de três tipos de imagens, como acontece no caso da Pix Grid. De um lado está a gravação em HD (Alta Resolução / RGB), e do outro a gravação termográfica para detectar pontos quentes.


Câmeras aprimoradas para detectar outras frequências de luz podem fornecer a visão de outros problemas potenciais com mais detalhes. Uma câmera de infravermelho térmico pode mostrar aquecimento local devido a uma falha incipiente no isolador ou na emenda de cabos.


E, por fim, a câmera infravermelha combinada com uma câmera RGB de alta resolução, calculando o índice de vegetação, pode monitorar a vegetação nas faixas de servidão com  potencial interferência na rede.


Além disso, diferentemente de quando é realizado este processo de forma manual, as torres permanecem funcionais durante a inspeção, eliminando desta forma os inúmeros problemas e inconvenientes que o corte temporário de energia acarreta para a população das zonas determinadas em que se analisa o estado das linhas.


Sem dúvidas, os enormes benefícios que esta tecnologia inovadora traz podem revolucionar o mercado e, da mesma forma, melhorar a qualidade do serviço de transmissão de energia no Brasil e no mundo. 


O futuro da inspeção de linhas de transmissão é automatizado, integrado e profundamente rico em dados. Conheça mais sobre as nossas soluções.


Acesse www.pixgrid.ai e saiba como os nossos serviços podem lhe ajudar.


#visãocomputacional #InteligenciaArtificial #inspeção #pixgrid #energiaelétrica #Satélites #drone