Câmeras de monitoramento e o seu poder como ferramentas de Big Data


Na internet, diariamente são carregados milhões de vídeos que equivalem a anos de gravação, já seja utilizando sites como YouTube, TikTok e Facebook a partir de dispositivos como telefones celulares, drones pessoais ou câmeras de vigilância doméstica. 

Com as novas capacidades da tecnologia de visão computacional, temos a possibilidade de minerar estes dados visuais para obter valiosos insights sobre o que está acontecendo no mundo. Entretanto, o conteúdo de vídeo tem sido pouco explorado até agora na sua relação direta com os Big Data.

Câmeras de monitoramento e o seu poder como ferramentas de Big Data

Câmeras de monitoramento e o seu poder como ferramentas de Big Data


O vídeo como uma fonte de dados tem o poder de nos dar informações sobre como as pessoas interagem com o mundo ao seu redor, diferente de qualquer outra fonte de dados. O vídeo fornece dados em tempo real sobre o comportamento que acontece no presente, e não apenas no passado — já seja na análise de padrões de tráfego para a entrada e saída de fábricas determinadas ou as horas em que a maioria das crianças chega se aglomeram dentro e fora das escolas em determinada cidade.


Câmeras de monitoramento

Até agora, a extração de inteligência do conteúdo do vídeo tem sido principalmente “manual”, através da observação humana — ou seja, literalmente, um humano assistindo ao vídeo e anotando o que está acontecendo. No entanto, esse processo é extremamente cansativo e, devido às falhas do olho humano, toda análise manual de grandes quantidades de padrões podem acabar sujeitas a diversos erros.

Extração de inteligência do conteúdo do vídeo

Extração de inteligência do conteúdo do vídeo


Para transformar dados de vídeo em Big Data útil, a análise destes materiais pode envolver o uso de algoritmos de visão computacional para detectar padrões de indivíduos e formas de objetos específicos automaticamente, e em tempo real, rastreando cada movimento e guardando um histórico das atividades. 

À medida que as análises de vídeo e de dados se tornam amplamente acessíveis, a nossa forma de entender o mundo muda radicalmente. Soluções inovadoras como a Pix Safety, da Pix Force, por exemplo, podem tornar uma simples câmera em uma poderosa ferramenta de Big Data, se utilizando de algoritmos sofisticados atrelados aos sistemas de vigilância visual para detectar rostos, objetos e padrões. 

Imaginemos, por exemplo, como poderia ser utilizada esta solução hipoteticamente em uma fábrica de peças de telas de computadores. 

No momento em que trabalha em funcionamento direto com as câmeras do local, a solução inteligente da Pix Safety pode monitorizar constantemente tanto a área de produção das plantas industriais quanto o ponto de entrada e saída da fábrica. 

Este sistema é capaz de rastrear o padrão de atividade de cada funcionário que sai e entra do local, permitindo dessa forma a possibilidade de alertar ao funcionário quando os requisitos mínimos de equipamentos de segurança não forem detectados nele. Assim, as indústrias podem assegurar que os seus empregados aderem às normas adequadas de proteção.

Você tem interesse nesse assunto? Acesse www.pixforce.com.br e fale com a nossa equipe para mais detalhes sobre as nossas soluções.

#visãocomputacional #bigdata #PixSafety #InteligenciaArtificial #inovação #monitoramento #pixforce #imagem #Câmerasdemonitoramento