A natureza como aliada da tecnologia



Quando falamos em tecnologia e invenções tecnológicas, costumamos pensar em ideias distantes da realidade, e muito próximas do artificial. A verdade é que a tecnologia tem muito mais a ver com a natureza do que imaginamos. Prova disso é que muitas invenções e produtos são inspirados em fatores biológicos já existentes nela. Muitos cientistas observam o funcionamento dos seres vivos para criar soluções inteligentes e sustentáveis, através da tecnologia.


Um bom exemplo desta apropriação criativa são as lâmpadas de LED. Elas são inspiradas na anatomia do vagalume, inseto que consegue projetar uma luz muito forte de seu interior. Observando que eles possuem balanças irregulares no abdômen, foi possível criar a estrutura das lâmpadas com estas escalas. O resultado é um brilho até 55% mais potente do que em lâmpadas comuns.


Outra invenção que une a tecnologia e a natureza vem da forma como a lagartixa consegue se locomover em superfícies lisas, como paredes, sem cair. É por que os bichinhos possuem cerdas nas extremidades que possibilitam uma aderência fácil na base onde se locomovem. A partir disso, foram criados adesivos bastante aderentes (Geckskin), capazes de suportar grandes pesos sem desgrudar. Eles são compostos por uma estrutura semelhante à das cerdas das lagartixas.


As roupas também se utilizam da natureza para inovar. Alguns trajes de natação olímpica são inspirados na pele dos tubarões. Seu corpo possui escalas sobrepostas que facilitam sua locomoção na agua. O tecido Usado nestes trajes imita o tubarão justamente para que o atleta possa ter um ganho em velocidade ao nadar.


Assim como muitas invenções, drone e VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), também podem ter seu funcionamento inspirado em fatores naturais.  Técnicas como sensoriamento remoto e e levantamento aéreo podem se valer de fatores naturais e biológicos para seu aperfeiçoamento. Observando o vôo da águia, por exemplo, pesquisadores desenvolveram um drone capaz de agarrar objetos enquanto plana – movimento semelhante ao da ave. As moscas também foram inspiração para que especialistas de da universidade Harvard criassem micro drones que usam o funcionamento do inseto como base para desenvolver e aperfeiçoar seu vôo. Enfim, com a popularização do uso do drone, cientistas de diversos países criaram projetos baseados na aerodinâmica de animais, como pássaros, morcegos, insetos, esquilos, cobras e peixes.


Como podemos ver, a natureza é uma grande aliada da tecnologia, e agregando conhecimentos dos seres vivos e da ciência, grandes invenções podem surgir. Quais serão as próximas novidades?!

#sensoriamento #ciencia #biologia #veiculo #voo #invenções #inovação #vant #remoto #animais #tecnologia #aereo #drone #aves #levantamento #natureza