A importância da medição de temperatura nas empresas e indústrias



Leitura de documentos, medição de temperatura e checagem de uso de EPIs são algumas dessas medidas de seguranças


A retomada das atividades já está acontecendo pelo Brasil e pelo mundo afora. Apesar disso, como garantir uma volta ao trabalho de maneira segura para todos os colaboradores? Essa é uma preocupação real, além de prioridade, para grandes empresas e parques industriais com grande fluxo de entrada e saída de trabalhadores. A medição de temperatura e outras recomendações devem ser seguidas pelas empresas para que a retomada seja mais eficiente e segura. 


Quais são as principais medidas a serem adotadas?

Segundo os principais especialistas e órgãos de Saúde, o uso de máscara, álcool gel e lavar as mãos regularmente com água e sabão ainda devem ser práticas constantes. Além disso, medir a temperatura dos indivíduos é uma maneira eficiente de identificar se algum dos colaboradores apresenta um estado febril, situação na qual é recomendado que o funcionário procure auxílio médico. Outra medida importante é a leitura e identificação segura de documentos, crachás e credenciais de forma segura em grandes parques industriais e empresas, para controle de fluxo nas portarias. Nesse sentido, a checagem e identificação de uso dos EPIs, incluindo o uso correto das máscaras, também é uma das medidas para garantir mais segurança no ambiente de trabalho.


Como garantir a segurança?

Uma portaria ou entrada totalmente segura (sem manuseio de aparelhos ou checagem por terceiros) será feita de forma digital, integrando vários sistemas de informação como crachá, reconhecimento facial e histórico médico de cada colaborador. Apesar de essa ser uma abordagem ainda no campo das possibilidades, com o auxílio da Visão Computacional, é possível desenvolver e criar cenários extremamente positivos nesse espectro de monitoramento.


Que tipos de problemas essas soluções resolvem?

São várias as situações que podem ser solucionadas: a principal delas é a garantia de um sistema totalmente sem manuseios. O trabalho nas recepções e portas de entrada e saída será menos arriscado para as pessoas responsáveis por esses postos de trabalho. O sistema não exigirá uma atuação ativa desses funcionários, a não ser em caso de não autorização na entrada de algum colaborador ou visitante.


Outro problema resolvido é a integração de informações dos colaboradores da empresa com maior exatidão e confiabilidade; Dessa forma, os colaboradores se sentem mais seguros e confortáveis ao transitarem por ambientes fechados ou com grandes aglomerações. A autorização prévia de entrada e circulação de indivíduos saudáveis e que estejam em dia com o cumprimento das recomendações dos órgãos de Saúde é o principal fator.


Atualmente, a Pix Force vem implementando com sucesso o Pix Thermo, a principal solução no âmbito de medidas de segurança para portarias e entradas de grandes empresas e complexos industriais. O Pix Thermo é um sistema rápido e eficiente para medição de temperatura corporal e pode ser conferido com mais detalhes aqui.


Quais as principais vantagens dessa solução?

Utilização de sensores adequados e específicos para medição de temperatura corporal; Medição de temperatura individualizada; Velocidade de ciclo de medição de 5s; Método 100% autônomo e 100% seguro, sem contato com o equipamento; Tela com instruções; Alertas luminosos e envio por e-mail; Estrutura e sistema low-cost; Serviço como modelo de negócio e Exclusivo ITM System.


Como o sistema funciona? E como é a estrutura necessária?

O funcionamento é semelhante a um termômetro de mão digital, porém sem qualquer contato ou necessidade de manuseio por um operador humano. Basta que o indivíduo se aproxime do sensor e a tela orientará acerca do posicionamento correto do rosto. Entre 2 e 5 segundos, é feita a medição. Uma mensagem aparece na tela informando a temperatura da pessoa e se está autorizada ou não a entrada.


O sensor tem precisão de +-0,3°C para a temperatura da testa. Entretanto, não é necessariamente o melhor local para se medir temperatura corporal. Por isso, é importante que o Pix Thermo seja colocado em local protegido de intempéries e que as pessoas cheguem até o equipamento sem grande esforço prévio e exposição ao sol. É necessária uma calibração do sensor no local de uso no momento da instalação. Após isso, somente em caso de manutenções periódicas para avaliação dos resultados. Além disso, é inserido o ITM, o sistema de medição de temperatura individualizada para melhorar a precisão no tratamento dos dados obtidos. A solução necessita apenas de uma tomada de energia, incluída de forma plug and play. Dessa forma, o cliente tira o equipamento da caixa e já pode iniciar a utilização.

#visãocomputacional