A agricultura familiar no Brasil

Responsável por cerca de 80% dos empregos rurais, a agricultura familiar é uma prática correspondente às pequenas propriedades, que quase nunca são maiores que quatro módulos fiscais (unidades de terra mensuradas pelo município, com tamanho que varia entre 5 e 100 hectares).


Para que seja caracterizado desta forma, o trabalho precisa ser administrado e executado por pelo menos duas pessoas com vínculos de sangue ou casamento. Podem também haver alguns funcionários contratados, fora do núcleo familiar, mas estes são minoria.


shutterstock_106791434

A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos no Brasil e contribui com cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Ainda assim, de acordo com o Censo Agropecuário, só 20% das terras agricultáveis pertencem aos pequenos produtores familiares. Dentre os principais grupos alimentares produzidos atualmente estão a mandioca (87%), feijão (70%), carne suína (59%), leite (58%), carne de aves (50%) e milho (46%), o que mostra a grande importância da prática para a economia do país.


É importante ressaltar também, que na prática agrícola familiar não é comum a utilização de agrotóxicos, ressaltando a importância de se preservar o meio ambiente, com o estímulo de uma produção mais orgânica. Também nessa área é raro o uso de maquinários muito sofisticados. Uma das principais dificuldades neste ramo está no uso de tecnologias mais avançadas para o manejo. Os métodos utilizados ainda são precários na agricultura familiar.

Agroecologia_FazendaRural-500x372

Para incentivar e otimizar os trabalhos da agricultura familiar, as principais agências de pesquisa do agronegócio desenvolvem atualmente medidas de apoio nos campos econômicos e tecnológicos. A EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desenvolveu uma pesquisa em 2014 chamada “Tecnologias para agricultura familiar”, que auxilia no desenvolvimento sustentável destes agricultores.


Da mesma forma a Codevast, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, criou um projeto de Centro de Treinamento e Capacitação do Município de Oeiras, no Piauí, onde boa parte da população está inserida na agricultura familiar.

Segundo o Boletim da Agricultura Familiar da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil é um dos maiores apoiadores da agricultura familiar da América Latina e Caribe.

#pib #agrotoxicos #brasil #rural #agricultura #grupo #familiar #campo #agronegocio #negocio #tecnologia #familia #mercado #drone