5 indústrias que utilizam inteligência artificial para controle de acesso a áreas restritas


Desde áreas que abrangem o transporte autônomo até médicos virtuais, a inteligência artificial (IA) está transformando a maneira como vivemos, trabalhamos, viajamos e fazemos negócios no século XXI. Mas, você sabia que ela pode ser utilizada como uma potente ferramenta integrada nos sistemas de controle de acesso e segurança de vários setores do mercado? 


O controle de acesso a áreas restritas é de enorme importância para o funcionamento interno eficiente de diversos setores, pois para garantir a segurança de processos, indivíduos e até materiais, é necessário ter uma capacidade de rastreabilidade em tempo real que aja como uma espécie de guardiã e evite o escalamento de possíveis problemas.

Geralmente, as soluções de controle de acesso funcionam identificando um indivíduo, analisando a permissibilidade de entrada e saída dos objetos que carrega, autorizando que ela realmente tenha acesso ao recurso ou local, e depois associando suas ações com seu nome para fins de auditoria.


Quando este tipo de controle é realizado apenas por humanos, as chances de erros na avaliação visual podem ser muito altas devido à enorme dificuldade que existe na identificação, memorização e rastreio de padrões de funcionários que entram e saem de um local determinado. Por isso, estudos recentes mostram que há um aumento exponencial no uso da Inteligência Artificial por diversas empresas para o controle do acesso dos funcionários aos centros de produção.

Algumas das indústrias que se beneficiam desta tecnologia são:

A Indústria Farmacêutica e os perigos da falta de controle de acesso 

É de extrema importância para a indústria farmacêutica manter um controle rigoroso do acesso às áreas restritas de um local de produção, já que disso depende a segurança tanto dos funcionários que interagem com certos produtos químicos quanto dos processos de produção em si, que podem se ver afetados no momento em que fatores externos não previstos interagem com eles. Por exemplo, se funcionários não devidamente equipados entrarem em laboratórios especialmente condicionados no momento do teste ou geração de um produto, alguma substância pode intoxicar o seu corpo.


A Indústria Alimentar

Controlar a qualidade dos alimentos pode se tornar um desafio em locais de trabalho em que o tráfego diário de pessoas é altamente agitado. Por esse motivo, tanto em linhas de produção de fábricas de alimentos quanto em restaurantes torna-se extremamente importante o cuidado e seguimento dos requisitos de segurança. 

A Indústria da Mineração

Na indústria da mineração, o controle de segurança é fundamental. Todos os anos milhares de trabalhadores sofrem acidentes laborais nesse setor por motivos de falta de segurança, e muitas vezes um melhor monitoramento dos funcionários e das suas condições de trabalho poderia ter sido o suficiente para reduzir tanto o número de incidentes quanto a gravidade dos danos sofridos pelos trabalhadores. Nesse setor, a correta verificação da entrada de funcionários com seus equipamentos de segurança adequados é essencial.

A Indústria Automobilística

Nesse setor, é também extremamente importante que cada funcionário entre nas linhas de produção com os equipamentos adequados para manter a sua devida segurança (como capacetes e óculos industriais), já que qualquer incidente não previsto pode tornar-se um risco para as suas vidas. E por outro lado, um controle inteligente e automatizado também contribuiria para evitar que possíveis perdas ou roubos de materiais aconteçam nas fábricas.

A Indústria Bancária e o Controle de Acesso

Com um controle mais eficiente e automatizado de áreas restritas, o aumento da segurança na indústria bancária pode fazer a diferença.


Como funciona?

Se a tecnologia da inteligência artificial for emparelhada com câmeras e uma solução de entrada de segurança, ela poderia levar as capacidades de detecção atualmente embutidas em entradas eletrônicas para o próximo nível em termos de verificação de identidade. 

Inovações avançadas como as soluções da Pix Safety, podem preencher as lacunas de segurança que deixaram os sistemas anteriores, ao reconhecer pessoas (por meio de padrões identificados e processados com a IA) e objetos da maneira que os humanos podem, mas de forma muito mais eficiente, levando as taxas de possíveis erros a quase zero. 


Por exemplo, com essa tecnologia, as câmeras poderiam saber a diferença entre quaisquer objetos inanimados sendo usados ou transportados através das entradas em relação aos usuários vivos, assim como também podem reconhecer fielmente a identidade dos usuários autorizados, independentemente da roupa, peso atual, cor do cabelo ou cabelo facial.

Sistemas tradicionais de controle de acesso

Sistemas tradicionais de controle de acesso

Os sistemas tradicionais de controle de acesso, vigilância e detecção de intrusão coletam grandes quantidades de dados que são frequentemente armazenados e depois excluídos sem muita análise. As empresas estão agora mais sintonizadas com a capacidade de aproveitar esses Big Data de forma mais eficiente, como é o caso da Pix Safety. 


Essa evolução do mercado alavancaria os sistemas existentes, sensores e capacidades de coleta de dados, e usaria os Big Data junto com análises detalhadas para conduzir o gerenciamento e monitoramento dos indivíduos que entram e saem das indústrias, assim como os objetos que carregam. Quanto mais os sistemas de segurança física adotam tipos, conjuntos e estruturas de dados padrão e quanto mais inteligentes estes sistemas se tornam, mais precisão pode adquirir a análise preditiva.


Se interessou pelo assunto? Acesse www.pixforce.ai e saiba mais!

#PixSafety #segurança #InteligenciaArtificial #controledeacesso #segurançanotrabalho #pixforce #Sistemasinteligentes