5 Impactos dos microssatélites na sua vida


Você pode não se dar conta, mas desfruta todos os dias do uso de satélites: desde o sinal da sua televisão e celular a imagens utilizadas na previsão do tempo que você assiste no jornal. Os micro e nano satélites estão barateando o acesso às órbitas baixas, e, consequentemente, cada vez mais pessoas e empresas se interessam em enviá-los ao espaço. Isso representa uma grande mudança em todos os setores da economia que, de alguma forma, utilizam essa tecnologia. “As missões, que normalmente eram feitas por um satélite do tamanho de um carro, agora são feitas por um satélite do tamanho de uma geladeira, ou mesmo menor”, afirmou Peter Beck, chefe do fabricante de foguetes RocketLab, em uma recente conferência de imprensa da NASA.


Imagine um mundo onde o único meio de locomoção é o caminhão – um veículo caro, mais lento, com alto consumo de combustível, e, além disso, com maiores exigências de mão de obra. Agora, imagine que algo novo é inventado: um veículo com menor valor de compra, compacto, fácil de produzir e com baixo consumo de combustível – a motocicleta, por exemplo. Certamente, isso possibilitaria que mais pessoas pudessem ter acesso a uma locomoção descomplicada e mais barata. Essa simples analogia esclarece o que ocorre na indústria aeroespacial: o mercado dos nano e micro satélites se aquece, acarretando no surgimento de novos produtos e soluções. Selecionamos cinco impactos dessa tecnologia na sua vida:

    1. Crescimento no desenvolvimento de pesquisas

Devido ao baixo custo dos microssatélites, à facilidade de construção, e ao menor tamanho, em comparação aos satélites usuais, os estudantes e pesquisadores interessados em ciência podem desenvolver pesquisas de modo facilitado.

2. Melhoria no mercado da internet e serviços de streaming

Os microssatélites possibilitam um acesso mais rápido à internet, com maior volume de dados. Além disso, a concorrência desses serviços acaba aumentando, beneficiando os usuários que buscam qualidade e preçocompetitivo.

3. Monitoramento de áreas extensas

A análise de imagens orbitais oferece uma rápida solução para o monitoramento de áreas de grande escala. O uso de imageamento via satélite é uma alternativa excelente para análises de extensões de médio a grande porte, pois o custo operacional de trabalhos é reduzido, já que não há a necessidade de imagens de altíssima resolução.O acesso em tempo ágil a informações sobre o estado das áreas impacta positivamente no planeta, pois práticas como o desmatamento ilegal ou invasão de propriedade privada são rapidamente detectadas, possibilitando que medidas sejam tomadas pelas autoridades/responsáveis.

4. Redução de desastres

Na última década, os desastres afetaram mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo, causando um prejuízo exorbitante à infra-estrutura, além de provocar miséria e sofrimento humano. Microssatélites são excelentes ferramentas para evitar esse tipo de situação, pois possibilitam uma preparação pré-desastre e uma consciência situacional, devido às imagens captadas em tempo hábil.

5. Melhoria na segurança da água e alimentos

A água é fundamental para a vida humana, tanto quanto o oxigênio. No entanto, milhões de pessoas vivem sem acesso à água potável e enfrentam mais escassez de alimentos devido à seca. À medida que as mudanças climáticas ameaçam cada vez mais o ciclo da água, assegurá-la se torna cada vez mais importante. Com satélites de alta cadência, com elevado alcance do infravermelho, é possível rastrear, diariamente, a água da superfície da Terra (lagos, rios, níveis de reservatórios, inundações instantâneas e aumento de nível). Na agricultura, os microssatélites contribuem para o monitoramento mundial do plantio. Os dados obtidos podem fornecer atualizações quase que em tempo real sobre o rendimento, saúde e bem-estar de bilhões de fazendas de pequenos e grandes agricultores. As tempestades, a seca e a doença podem ser detectadas com enorme rapidez, permitindo uma intervenção inteligente.


Os rápidos avanços na tecnologia garantem que esses cinco impactos citados desenvolvam-se continuamente, de modo a abranger mais aspectos do nosso dia-a-dia.


Consciente das tecnologias emergentes, a PixForce utiliza-se de recursos como drones (vant’s) e satélites, aliados à inteligência artificial, para desenvolver ferramentas e soluções para diversos setores. Nosso comprometimento com o cliente baseia-se em um trabalho personalizado, que propõe-se a ajustar todos os recursos disponíveis à real necessidade de sua empresa. Utilizamos produtos com resolução temporal diária para acompanhar o desenvolvimento da área de interesse, revelando, por exemplo, regiões problemáticas na plantação ou pontos de ocupação humana não permitidos.

#drone #microssatélite #SensoriamentoRemoto #tecnologia